Vídeo não mostra protesto no Nordeste contra Lula, mas contra a Prefeitura de Manaus
Não é verdade que um vídeo mostra um grupo de motociclistas que teria se reunido no Nordeste para protestar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como alegam publicações nas redes. As imagens que circulam nas redes com a falsa legenda mostram um protesto realizado por motoristas de aplicativo em Manaus, em fevereiro de 2023, contra a apreensão de motos e pela regulação das atividades no município.
Publicações que compartilham o vídeo com a legenda enganosa acumulam ao menos 300 mil visualizações TikTok e 4.000 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (1°). As peças enganosas também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Nordeste nas ruas contra o governo do descondenado
Um vídeo de um protesto realizado por motociclistas em Manaus, em 3 de fevereiro, tem circulado fora de contexto nas redes para sugerir que se trata de um protesto realizado no Nordeste contra o presidente Lula. Na realidade, os profissionais se reuniram para protestar contra as apreensões de motos pela Prefeitura de Manaus e para exigir a regulação dos serviços de transporte de passageiros e cargas por meio de moto oferecidos por aplicativos no município.
Em fevereiro, o mesmo vídeo também circulou fora de contexto, como se fosse de um protesto contra o presidente Lula por um aumento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é pago anualmente por donos de veículos. O imposto, no entanto, é de responsabilidade estadual, não federal, e foi reajustado pela Assembleia Legislativa do Amazonas em dezembro. Os novos valores, contudo, passarão a valer a partir de 2024.
A gravação original foi publicada por um usuário da rede social Helo no mesmo dia dos protestos e mostra uma aglomeração na avenida Brasil, diante da sede da prefeitura. O local é o mesmo onde se reuniram os motociclistas, como mostraram imagens produzidas pelo portal Radar Amazônico.
Comparação. Vídeo que originou a peça de desinformação (à esq.) foi gravado diante da sede da Prefeitura de Manaus, como é possível verificar por registro do Google Street View (à dir.) (Reprodução)
O protesto ocorreu após um motociclista filmar, no dia anterior (2 de fevereiro), o momento em que sua moto foi apreendida por fiscais da prefeitura. O serviço de transporte de passageiros por aplicativos é considerado irregular na cidade para veículos de duas rodas. Na época, a Prefeitura de Manaus fez uma reunião para discutir o tema, que segue sem regulamentação.
Motoboys. Na quarta-feira (30), dezenas de motoboys fizeram um protesto em frente à Câmara Municipal de Manaus pela aprovação de um projeto de lei para regulamentar o serviço de entrega em domicílio em condomínios residenciais, edifícios e salas comerciais, e que veta a entrega nas portas das casas e apartamentos. Uma audiência pública para discutir o projeto de lei será realizada no dia 11 de setembro.
Referências:
1. Aos Fatos
2. G1 (1, 2, 3 e 4)
3. Google Maps
4. Radar Amazônico
5. A Crítica