🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é atual nem foi gravado no RN vídeo que mostra motociata em apoio a Bolsonaro

Por Marco Faustino

10 de fevereiro de 2022, 17h54

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que foi gravado nesta quarta-feira (9) em Caicó (RN) um vídeo feito em 4 de setembro de 2021 durante uma motociata com a participação do presidente Jair Bolsonaro em Santa Cruz do Capibaribe (PE) (veja aqui).

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 65.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (10) no Facebook, e também circula no Kwai.


Selo falso

Presidente Jair Messias Bolsonaro sendo bem recebido com a população de Caicó-RN com uma mega motociata.

Motociata em Santa Cruz do Capibaribe (PE) em setembro de 2021

É falso que o vídeo que mostra uma motociata em apoio ao presidente Bolsonaro tenha sido gravado nesta quarta-feira (9) em Caicó (RN), como alegam as postagens checadas. O registro foi feito em 4 de setembro de 2021 em Santa Cruz do Capibaribe (PE) em um dos atos que antecederam os protestos governistas do Sete de Setembro do ano passado.

O vídeo original foi publicado por um usuário da rede social Kwai no mesmo dia do ato. Aos Fatos também localizou cópias publicadas na época em páginas no Facebook.

Na ocasião, o passeio de motos partiu de Caruaru até Santa Cruz do Capibaribe, e contou com a participação do presidente.

As placas das motos que aparecem no vídeo também indicam que a atribuição do vídeo é enganosa: todas são de municípios pernambucanos, não potiguares.

Bolsonaro esteve em Caicó nesta quarta-feira (9) e desfilou em carro aberto pela cidade, tendo sido seguido por um conjunto de apoiadores em motos.

Referências:

1. Kwai
2. Facebook
3. NE10
4. Poder 360


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.