🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2018. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra torcedores vendo jogo da Copa, e não ato pela saúde de Bolsonaro

Por Bernardo Moura

17 de setembro de 2018, 17h25

Com quase 230 mil compartilhamentos, uma publicação feita no Facebook na última sexta-feira (14) engana ao dizer que o vídeo anexado a ela exibe um ato pela saúde do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro. Na verdade, o que as imagens mostram são milhares de torcedores reunidos em uma praça de Campinas (SP) para assistir ao jogo Brasil x Sérvia na Copa do Mundo deste ano.

O vídeo do post, que já tem mais de 4,5 milhões de visualizações, foi publicado pela primeira vez em reportagem do jornal Correio sobre o megatelão instalado no Largo do Rosário para as partidas do Mundial, e que havia atingido recorde de público naquela ocasião.

Para além de Campinas, outras duas postagens usaram o mesmo vídeo para afirmar incorretamente que o ato pró-Bolsonaro teria ocorrido em Natal, no Rio Grande do Norte.

Denunciadas por usuários do Facebook, as postagens — feitas em perfis pessoais — foram marcadas como FALSAS na ferramenta de verificação de conteúdo da rede social (entenda como funciona).

Confira, abaixo, o que checamos.


FALSO

Ato em campinas em prol da saúde do PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO.

Não mostra um ato em favor da saúde de Bolsonaro vídeo compartilhado a partir de um perfil pessoal no Facebook na última sexta-feira (14). Na verdade, as imagens que viralizaram com falso contexto exibem milhares de torcedores que foram acompanhar a partida entre Brasil e Sérvia na última Copa do Mundo em um megatelão que foi instalado no Largo do Rosário, em Campinas, no interior de São Paulo.

O vídeo foi publicado originalmente em reportagem do Correio, que noticiou recorde de público durante a exibição do jogo, em 28 de junho último. Na publicação, ele é reproduzido sem alterações, mas foi retirado do contexto de modo a parecer que é uma manifestação em favor de Bolsonaro. Não há qualquer menção ao candidato nas imagens publicadas.

Ainda assim, desde que foi postado no Facebook, na última sexta-feira (14), o vídeo já acumula mais de 4,5 milhões de visualizações e cerca de 230 mil compartilhamentos. A publicação foi feita em um perfil pessoal, e, por isso, terá a identidade preservada.

Com menor alcance, duas outras publicações em perfis pessoais (veja aqui e aqui) usam o mesmo vídeo para dizer que as imagens exibem uma manifestação a favor de Bolsonaro em Natal, no Rio Grande do Norte. Publicados entre sábado (15) e ontem (16), esses posts já têm, juntos, mais de 1.200 compartilhamentos e cerca de 17 mil visualizações.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.