Vídeo mostra torcedores vendo jogo da Copa, e não ato pela saúde de Bolsonaro

Compartilhe

Com quase 230 mil compartilhamentos, uma publicação feita no Facebook na última sexta-feira (14) engana ao dizer que o vídeo anexado a ela exibe um ato pela saúde do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro. Na verdade, o que as imagens mostram são milhares de torcedores reunidos em uma praça de Campinas (SP) para assistir ao jogo Brasil x Sérvia na Copa do Mundo deste ano.

O vídeo do post, que já tem mais de 4,5 milhões de visualizações, foi publicado pela primeira vez em reportagem do jornal Correio sobre o megatelão instalado no Largo do Rosário para as partidas do Mundial, e que havia atingido recorde de público naquela ocasião.

Para além de Campinas, outras duas postagens usaram o mesmo vídeo para afirmar incorretamente que o ato pró-Bolsonaro teria ocorrido em Natal, no Rio Grande do Norte.

Denunciadas por usuários do Facebook, as postagens — feitas em perfis pessoais — foram marcadas como FALSAS na ferramenta de verificação de conteúdo da rede social (entenda como funciona).

Confira, abaixo, o que checamos.


FALSO

Ato em campinas em prol da saúde do PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO.

Não mostra um ato em favor da saúde de Bolsonaro vídeo compartilhado a partir de um perfil pessoal no Facebook na última sexta-feira (14). Na verdade, as imagens que viralizaram com falso contexto exibem milhares de torcedores que foram acompanhar a partida entre Brasil e Sérvia na última Copa do Mundo em um megatelão que foi instalado no Largo do Rosário, em Campinas, no interior de São Paulo.

O vídeo foi publicado originalmente em reportagem do Correio, que noticiou recorde de público durante a exibição do jogo, em 28 de junho último. Na publicação, ele é reproduzido sem alterações, mas foi retirado do contexto de modo a parecer que é uma manifestação em favor de Bolsonaro. Não há qualquer menção ao candidato nas imagens publicadas.

Ainda assim, desde que foi postado no Facebook, na última sexta-feira (14), o vídeo já acumula mais de 4,5 milhões de visualizações e cerca de 230 mil compartilhamentos. A publicação foi feita em um perfil pessoal, e, por isso, terá a identidade preservada.

Com menor alcance, duas outras publicações em perfis pessoais (veja aqui e aqui) usam o mesmo vídeo para dizer que as imagens exibem uma manifestação a favor de Bolsonaro em Natal, no Rio Grande do Norte. Publicados entre sábado (15) e ontem (16), esses posts já têm, juntos, mais de 1.200 compartilhamentos e cerca de 17 mil visualizações.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima