É falso que um vídeo mostra um robô usado na China para coletar cadáveres nas ruas, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram registradas no Japão e mostram uma tecnologia usada para socorrer vítimas de incêndios ou terremotos pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Tóquio.
Postagens com o conteúdo enganoso circulam principalmente no Telegram, onde foram visualizadas mais de 39 mil vezes até a tarde desta quarta-feira (29), e também têm sido compartilhadas no Facebook.
China: Robô coleta corpos
Postagens no Telegram e no Facebook enganam ao dizer que um vídeo mostra um robô usado para coletar corpos na China. A gravação, na verdade, retrata uma tecnologia usada pelos bombeiros de Tóquio, no Japão, para resgates.
Durante a gravação, é possível ver no braço de um dos bombeiros, em momentos diferentes, o brasão “Tokyo Rescue” e o desenho de um cachorro da raça são bernardo, presente no uniforme da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Tóquio (veja abaixo).
O Aos Fatos não identificou a origem exata do vídeo, mas observou que duas gravações feitas em 2014 foram usadas na edição que circula nas redes. Uma delas foi feita quando o robô foi apresentado em uma conferência sobre combate ao fogo em abril, e outra em uma conferência sobre manejo de crises em outubro, ambas realizadas no Japão.
O robô aparece em reportagens e vídeos na internet pelo menos desde 2009. Segundo o portal TechCrunch, a máquina, chamada de Robocue, é controlada remotamente para resgatar pessoas em locais de acesso perigoso e transportá-las com vida até um local seguro. Reportagens mais recentes mostram que a tecnologia segue em uso e foi aprimorada pela equipe japonesa.
O Aos Fatos não encontrou imagens de robôs utilizados para coletar cadáveres na China.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.