Não é verdade que o papa Francisco, morto na última segunda-feira (21), foi velado em um ritual satânico. As publicações enganosas compartilham o vídeo de uma procissão tradicional da Semana Santa na Espanha que ocorre em diferentes partes do país.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook, além de milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (24).
O Papa PARECE estar literalmente tendo um Ritual SATÂNICO como se fosse um funeral... 👿 O mundo é controlado por DEMÔNIOS!

Posts nas redes têm compartilhado imagens de uma procissão tradicionalmente realizada na Espanha durante a Semana Santa como se fossem registros do funeral do papa Francisco. As imagens, que mostram religiosos usando mantos e capuzes pretos, têm sido usadas para alegar que o pontífice teria sido velado em meio a um ritual satânico.
Aos Fatos não encontrou a origem exata do vídeo usado pelas publicações falsas, mas, ao compará-lo com gravações de outros eventos do tipo, identificou uma série de semelhanças.
A filmagem de uma procissão de 2024 divulgada por um perfil no Instagram dedicado a conteúdos sobre a Semana Santa em Cartagena, no sudeste espanhol, mostra fiéis usando exatamente o mesmo uniforme, estandarte e cetros vistos no vídeo compartilhado pelas peças enganosas.

Outra filmagem compartilhada por um usuário no YouTube mostra uma procissão em 2012, mas sem identificar a cidade. Nela, os fiéis também vestem as mesmas roupas e carregam um estandarte similar àquele visto na gravação compartilhada pelas peças enganosas. A única exceção é o capirote, que aparece na cor branca.
Além disso, diferentemente do que afirmam as peças enganosas, o funeral do representante da Igreja Católica sequer ocorreu. A cerimônia está marcada para a manhã do próximo sábado (26).
Até o momento, o corpo do papa foi levado em procissão até a Basílica de São Pedro, onde começou a ser velado de forma pública na quarta-feira (23). O evento está sendo transmitido ao vivo pelo perfil do Vaticano no YouTube, e não há, ao longo da gravação, qualquer registro similar ao compartilhado pelas publicações falsas.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos não localizou a gravação original, mas encontrou vídeos de celebrações da Semana Santa espanhola com elementos idênticos àqueles do vídeo compartilhado pelas peças enganosas. Também usamos informações divulgadas pelo Vaticano sobre o velório e o funeral do papa Francisco.




