🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra prisão de Lula em 2018, não manifestação contra ele no Paraná em 2022

Por Bruna Leite

26 de setembro de 2022, 15h16

É falso que o ex-presidente e candidato do PT ao cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, não tenha conseguido sair do Paraná porque foi barrado por manifestantes contrários na última quarta-feira (21), como afirmam postagens (veja aqui). O vídeo desinformativo usa trecho de reportagem do SBT Brasil veiculada no dia 7 de abril de 2018, quando apoiadores tentaram impedir que Lula se entregasse à Polícia Federal para ser preso, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

A desinformação viralizou nas redes sociais e até esta segunda-feira (26), já havia alcançado 861 mil visualizações e 2.000 compartilhamentos no Kwai e 146 mil visualizações e 5.000 compartilhamentos no Facebook.


Selo falso


Lula não consegue sair hoje do Paraná de fúria do povo

Reprodução de imagem que desinforma ao dizer que Lula não consegue sair do Paraná devido à fúria do povo

Um trecho de uma reportagem do SBT Brasil veiculada no dia 7 de abril de 2018, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso, circula nas redes sociais com a informação falsa de que as imagens foram gravadas no Paraná na última quarta-feira (21) e que mostrariam o petista impedido de sair devido à “fúria do povo”. Na verdade, as imagens foram gravadas em São Bernardo do Campo (SP), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e mostram apoiadores do petista tentando impedir que ele se entregasse à Polícia Federal naquela data.

Na publicação desinformativa, o áudio original e o gerador de caracteres (GC) — texto descritivo com os créditos da reportagem — exibidos pelo SBT Brasil naquele dia foram mantidos. No áudio é informado: “Lula só conseguiu deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC 18h45 da noite”. No GC, é descrito: “Lula se entrega à Polícia Federal — Saida do sindicato do ABC foi tumultuada”. O presidente foi preso à época pelas acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, condenações posteriormente anuladas.

Reprodução de trecho de peça desinformativa, sobre Lula não conseguir sair do Paraná devido à fúria do povo
Reprodução. Trecho de peça desinformativa com GC de SBT Brasil

As pessoas do lado de fora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que aparecem no vídeo eram apoiadores de Lula, que fizeram um bloqueio para impedir que o candidato se entregasse à PF. Os manifestantes só permitiram que o ex-presidente saísse do prédio e se entregasse após um pedido da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Não há registros de que Lula, hoje candidato do PT à Presidência da República, tenha sido encurralado por manifestantes durante a sua passagem pelo Paraná, no dia 17 de setembro. No dia 21, data em que foram feitas as postagens, o ex-presidente estava em São Paulo, onde participou de um encontro com movimentos de pessoas com deficiência e de uma entrevista ao Canal Rural.

Esta checagem também foi feita pela Reuters.

Referências:

1. SBT Brasil
2. Google Maps
3. G1 (1 e 2)
4. Congresso em Foco
5. Escriba (1 e 2)
6. Lula
7. Reuters



Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.