Vídeo mostra motociata de Bolsonaro em São Paulo, não em Porto Alegre

Compartilhe

Postagens nas redes sociais enganam ao atribuir um vídeo da motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo no mês passado ao evento realizado em Porto Alegre (RS) neste sábado (10) (veja aqui). As imagens mostram o comboio de motocicletas passando por um trecho da rodovia dos Bandeirantes, que liga a capital ao interior paulista.

O vídeo fora de contexto chegou a ser publicado por Bolsonaro no Twitter, mas depois a postagem foi apagada. Reproduções da peça de desinformação reuniam ao menos 7.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (12) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Uma imagem fantástica. PARABÉNS Porto Alegre. Foi Lindo Rio Grande do Sul



Um vídeo que mostra a motociata do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo, em junho, circula nas redes como se fosse do passeio de moto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no sábado (10). O registro no contexto original aparece em uma publicação no perfil do próprio Bolsonaro no Twitter, em 12 de junho (veja abaixo).


Captura de tela. Tweet do presidente Jair Bolsonaro em 12 de junho de 2021

Na época, o vídeo também foi divulgado pelo Poder 360 no YouTube. Nele, é possível ouvir uma voz masculina que diz: “Olha ele aí. Presta continência, mano”, enquanto centenas de motos passavam por um trecho da rodovia dos Bandeirantes, que liga a capital ao interior.

No fim de semana, Bolsonaro voltou a compartilhar o vídeo, mas com a informação falsa de que teria sido durante a motociata em Porto Alegre (confira aqui e aqui). O tweet foi apagado após alertas de seguidores do presidente.

Compartilhe

Leia também

Meta e TikTok foram omissos diante de convocação para o 8 de Janeiro, afirmam moderadores

Meta e TikTok foram omissos diante de convocação para o 8 de Janeiro, afirmam moderadores

falsoPosts usam dublagem falsa para alegar que, após sofrer atentado, Trump enviou mensagem a Bolsonaro

Posts usam dublagem falsa para alegar que, após sofrer atentado, Trump enviou mensagem a Bolsonaro

falsoReforma tributária não taxa revendedores de produtos de beleza

Reforma tributária não taxa revendedores de produtos de beleza