🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra militares no metrô de São Paulo no 7 de Setembro, não recentemente em Jundiaí

Por Marco Faustino

9 de novembro de 2022, 18h59

Não é atual e nem mostra mobilização de tropas do Exército em Jundiaí (SP) um vídeo em que militares aparecem subindo uma escadaria. O registro, na realidade, foi gravado na estação de metrô Palmeiras-Barra Funda, na cidade de São Paulo, no 7 de Setembro deste ano, conforme informou a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Na ocasião, militares usavam trens para chegar à região do Ipiranga, onde aconteceu o desfile do Dia da Independência. Não há registro recente de tropas militares no sistema de transporte público ferroviário do estado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (9) e circulam também no Twitter.


Selo falso

Mobilização militar para dia 09/11 - Município de Jundiaí SP. A onça já bebeu água. #Selva

Posts difundem vídeo do 7 de Setembro de militares em estação de metrô de São Paulo como se retratasse mobilização atual em Jundiaí

Publicações difundem um vídeo em que militares do Exército Brasileiro aparecem subindo a escadaria de uma estação de metrô como se fosse atual e na cidade de Jundiaí (SP), o que é falso. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou ao Aos Fatos, que o registro foi gravado no dia 7 de setembro de 2022 em São Paulo. Por telefone, a companhia paulista também negou que houve movimentação recente de tropas militares pelo sistema de transporte público ferroviário do estado.

O vídeo é semelhante a outro verificado pelo Diário dos Trilhos — site dedicado à divulgação de informações do transporte público do estado paulista — gravado na estação Palmeiras-Barra Funda do metrô de São Paulo, em 7 de setembro deste ano. O jornalista e fotógrafo Willian Moreira, um dos responsáveis pelo site, afirmou ao Aos Fatos que o registro difundido pelas peças checadas foi gravado na mesma estação e data.

“A escada do começo do vídeo é de dois níveis, presente somente na Barra Funda, além da parede de tijolos no piso superior, ao fundo da imagem”, disse Moreira.

Naquela ocasião, 4.500 militares do Exército foram transportados pelo sistema ferroviário até a estação Juventus-Mooca, na região do Ipiranga, para participar dos desfiles do Dia da Independência na capital paulista, segundo a CPTM.

Referências:

1. Diário dos Trilhos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.