🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra migrantes venezuelanos em direção aos EUA, não ao Brasil

Por Marco Faustino

21 de outubro de 2022, 16h44

As pessoas que circulam pela selva em vídeo que circula nas redes sociais não são venezuelanos fugindo para o Brasil, como afirmam postagens. As cenas foram gravadas pela agência de notícias RPTV perto da cidade de Acandí, na Colômbia, em setembro deste ano, e mostram migrantes em direção ao Panamá, com os Estados Unidos como destino final. A maioria é venezuelana, mas também há pessoas de outros países.

Publicações que tiram o vídeo do seu contexto original acumulavam 200 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (21).


Selo não é bem assim

É o povo venezuelano fugindo do seu país comunista, fugindo de perseguição, fugindo da fome, fugindo da miséria, em direção ao Brasil, chegando por Roraima

Vídeo mostra migrantes venezuelanos indo em direção ao Panamá rumo aos Estados Unidos, não ao Brasil, como difundido por postagens nas redes sociais

Um vídeo em que uma caravana de pessoas circula por área de mata não mostra a fuga de migrantes venezuelanos para o Brasil, como afirmam postagens nas redes. Aos Fatos localizou o registro original e verificou que foi gravado em 30 de setembro, próximo à cidade colombiana de Acandí, em uma área conhecida como selva de Darién. As imagens foram registradas pela agência colombiana de notícias 'RPTV' e também circulam no TikTok.

Na ocasião, um grupo de repórteres acompanhou a saga dos migrantes pela selva de Darién, uma região onde grupos paramilitares, criminosos e indígenas são acusados de roubar, matar e estuprar migrantes.

De acordo com Juan Manuel Pino, ministro de Segurança Pública do Panamá, mais de 150 mil migrantes cruzaram a selva de Darién em rumo aos Estados Unidos entre 1º de janeiro e 30 de setembro e 80% deles são venezuelanos. Segundo a ONU, o local também é escolhido por migrantes de Angola, Bangladesh, Cuba, Gana, Uzbequistão e Senegal, entre outros países.

Dados da R4V (Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela) mostram que o total de refugiados e migrantes da Venezuela no Brasil chegou a 376.789 em setembro de 2022. Entre junho e agosto, estima-se que 30 mil migrantes da Venezuela chegaram ao Brasil para ficar. A média diária está entre 300 e 500 pessoas, segundo o 'Extra'.

1. Twitter
2. Tik Tok
3. Radio Panama
4. ONU
5. R4V
6. Extra

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.