🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra manifestação no 7 de setembro de 2021, não ato golpista recente

Por Marco Faustino

9 de janeiro de 2023, 14h59

Não foi gravado no domingo (8), quando bolsonaristas golpistas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, um vídeo que retrata uma multidão de verde e amarelo na Esplanada dos Ministérios, como afirmam nas redes sociais. As imagens, na verdade, foram registradas durante manifestação em 7 de Setembro de 2021.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 200 mil visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (9).


Selo falso

A maior manifestação da história do nosso país. 08/01/2023

Imagem do 7 de Setembro de 2021 em Brasília é difundida como se fosse dos atos golpistas na capital federal no domingo (8)

Foi registrado no 7 de Setembro de 2021, e não no domingo (8), um vídeo que mostra a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, repleta de pessoas vestidas de verde e amarelo. Algumas das publicações checadas alegam que as imagens retratam a maior manifestação ocorrida no Brasil, o que também é falso.

No domingo, atos golpistas resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Os criminosos invadiram a parte superior e a área interna do Congresso Nacional e, em seguida, avançaram para a Praça dos Três Poderes. Depois, se dirigiram ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Palácio do Planalto. Não há estimativa oficial de comparecimento, mas ao menos 4 mil pessoas foram até Brasília para participar do ato golpista, segundo o G1.

Durante as manifestações bolsonaristas do 7 de Setembro de 2021, a Polícia Militar do Distrito Federal calculou que 105 mil pessoas se manifestaram na Esplanada. Em 2022, a PM não divulgou estimativa oficial. Na época, o governo da capital federal esperava 500 mil pessoas, e o Planalto estimou em 1 milhão o público presente.

Referências:

1. Metrópoles (Fontes 1 e 2)
2. UOL
3. G1
4. O Tempo
5. R7

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.