Não é verdade que um vídeo mostra um ataque do Irã à sede do Mossad, serviço secreto israelense, em Tel Aviv. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação registra um incêndio ocorrido neste mês em um estacionamento de motocicletas na China.
As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no X e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (17).
[Vídeo mostra] Quartel-general militar central [do Mossad] de Israel destruído

Posts nas redes têm compartilhado imagens de um incêndio como se fossem um registro de um ataque iraniano à sede do Mossad, em Tel Aviv. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação foi feita no último dia 11 na cidade chinesa de Chongqing e mostra um incidente ocorrido em um estacionamento de motocicletas.
De acordo com as autoridades locais, o fogo foi extinto em cerca de 20 minutos e não houve vítimas.
Nesta terça-feira (16), a Guarda Revolucionária do Irã afirmou, em comunicado transmitido pela emissora de TV estatal, ter atingido o quartel-general do Mossad, em Tel Aviv. As Forças de Defesa de Israel negaram o ataque em publicação nas redes.
O suposto ataque é mais um episódio na escalada do conflito entre Israel e Irã que já deixou mais de 240 mortos, segundo autoridades dos dois países.
Na última sexta-feira (13), Israel deflagrou uma ofensiva com drones contra instalações nucleares e bases militares que terminou com cientistas e as principais lideranças militares iranianas mortas. Como resposta, o Irã tem atacado diversas cidades israelenses com mísseis balísticos.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo foi gravado na China, não em Israel. Contextualizamos também a checagem com informações recentes do conflito entre Israel e Irã.