Vídeo mostra incêndio na China, não na sede do Mossad em Israel

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra um ataque do Irã à sede do Mossad, serviço secreto israelense, em Tel Aviv. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação registra um incêndio ocorrido neste mês em um estacionamento de motocicletas na China.

As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no X e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (17).

[Vídeo mostra] Quartel-general militar central [do Mossad] de Israel destruído

Post compartilha duas cenas de um vídeo que mostra um incêndio em um estacionamento. Na imagem à direita é possível ver motos pegando fogo em meio a uma grande coluna de fumaça preta. Na imagem à esquerda é possível ver o incêndio de outro ângulo e pessoas fugindo na direção oposta. Legenda diz: ‘Nenhum apelo à redução da tensão será aceito até que tenhamos vingado cada gota de sangue. Quinto ataque do Irã: Quartel-general militar central de Israel destruído.’

Posts nas redes têm compartilhado imagens de um incêndio como se fossem um registro de um ataque iraniano à sede do Mossad, em Tel Aviv. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação foi feita no último dia 11 na cidade chinesa de Chongqing e mostra um incidente ocorrido em um estacionamento de motocicletas.

De acordo com as autoridades locais, o fogo foi extinto em cerca de 20 minutos e não houve vítimas.

Nesta terça-feira (16), a Guarda Revolucionária do Irã afirmou, em comunicado transmitido pela emissora de TV estatal, ter atingido o quartel-general do Mossad, em Tel Aviv. As Forças de Defesa de Israel negaram o ataque em publicação nas redes.

O suposto ataque é mais um episódio na escalada do conflito entre Israel e Irã que já deixou mais de 240 mortos, segundo autoridades dos dois países.

Na última sexta-feira (13), Israel deflagrou uma ofensiva com drones contra instalações nucleares e bases militares que terminou com cientistas e as principais lideranças militares iranianas mortas. Como resposta, o Irã tem atacado diversas cidades israelenses com mísseis balísticos.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo foi gravado na China, não em Israel. Contextualizamos também a checagem com informações recentes do conflito entre Israel e Irã.

Referências

  1. BBC
  2. O Globo
  3. X
  4. UOL
  5. BBC Brasil (1 e 2)
  6. g1

Compartilhe

Leia também

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

falsoÉ falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

É falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

falsoLula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

Lula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

fátima
Fátima