É falso que um vídeo mostra o presidente Lula (PT) encenando a entrega de um apartamento fictício. O registro compartilhado pelas peças de desinformação retrata a participação do petista na entrega de um conjunto habitacional em Belém (PA) em fevereiro deste ano.
As peças enganosas acumulavam cerca de 15 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (16).
Mais uma encenação [de entrega da casa própria feita por Lula]

Um vídeo que mostra Lula acenando e sendo fotografado na janela de um apartamento tem circulado nas redes acompanhado de uma legenda enganosa que alega que o presidente estaria encenando a entrega de unidades habitacionais fictícias.
O registro foi gravado durante a inauguração do Residencial Viver Outeiro, um complexo habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida em Outeiro, distrito de Belém, em 13 de fevereiro deste ano (confira cenas da inauguração aqui e aqui).
As publicações enganosas, que alegam que o vídeo retrataria “mais uma encenação” do presidente, fazem referência a uma peça de desinformação já desmentida.
Nesta semana, Aos Fatos verificou publicações que compartilhavam cenas da visita de Lula a uma feira de construção civil junto da alegação de que o presidente estaria encenando a entrega de casas que não existiam.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou outros registros que comprovam que o vídeo compartilhado pelas peças enganosas foi gravado em fevereiro de 2025 e retrata a entrega real de um complexo habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida em Outeiro, distrito de Belém.
Também contextualizamos a checagem com base em reportagens publicadas anteriormente.




