Não é verdade que um vídeo mostre uma multidão reunida na avenida Paulista no domingo (21) durante o ato contra a anistia e a PEC da Blindagem. A cena foi originalmente registrada nas Filipinas e mostra um comício da campanha de Leni Robredo à Presidência do país, em março de 2022.
Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (22).
Anitters se reúne agora na Avenida Paulista, hoje é o povo na rua! BRASIL QUER JUSTIÇA. POVO CONTRA ANISTIA.

Uma cena registrada durante um comício político nas Filipinas teve o áudio adulterado e passou a circular nas redes brasileiras como se tivesse sido gravado no último domingo (21) na avenida Paulista. Na versão compartilhada pelas peças de desinformação, o áudio original foi substituído por uma gravação em que uma multidão canta uma música da cantora Anitta.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a cena foi registrada em 20 de março de 2022 na cidade filipina de Pasig durante um comício de campanha de Leni Robredo à Presidência do país (veja abaixo).
Na cena original, a multidão vestida de rosa cantava a música “Break Free”, da cantora americana Ariana Grande — que, inclusive, compartilhou a cena em suas redes na época. Essa e outras músicas pop foram usadas por jovens apoiadores para impulsionar a campanha de Robredo, que acabou derrotada por Ferdinand Marcos Jr.
É fato, porém, que Anitta apoiou as manifestações do fim de semana. No último dia 18, a artista publicou um vídeo em suas redes em que falou sobre a PEC da Blindagem e convidou seus apoiadores a participarem dos atos contra a proposta, que amplia a proteção a parlamentares contra investigações e processos criminais e civis.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Fato ou Fake.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca reversa de imagem e encontrou o registro original publicado no Facebook no dia 20 de março de 2022. A legenda da publicação informava que a cena teria sido gravada durante um ato político da campanha de Leni Robredo à Presidência das Filipinas. A reportagem então buscou notícias na imprensa internacional e constatou que a cena foi gravada na avenida Emerald, na cidade de Pasig.




