🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra casa no Ceará, não residência de Lula em São Paulo

Por Marco Faustino

6 de junho de 2022, 11h52

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao mostrar imagens de uma casa de luxo editadas junto com um comentário em áudio sobre a residência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo (veja aqui). As cenas exibem uma casa localizada em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A casa não pertence a Lula e ele jamais esteve no local, segundo o ex-proprietário, o ex-corretor do imóvel e a assessoria do petista.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (6).


Selo falso

Imóvel mostrado em vídeo não é a casa alugada por Lula em São Paulo

A casa que aparece em um vídeo nas redes sociais não é a residência alugada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, como afirmam postagens. O imóvel fica em Eusébio (CE), na região metropolitana de Fortaleza, e o corretor que publicou as imagens originais afirmou ao Aos Fatos que Lula nunca esteve no local e que o imóvel não foi alugado pelo petista.

No vídeo, são inseridos trechos em áudio do programa “Pingos no Is”, da Jovem Pan, do dia 20 de maio de 2022. Durante o programa (entre 1h17m46s e 1h24m38s), há um debate sobre o custo do casamento de Lula e críticas ao preço do aluguel de sua nova residência em São Paulo, mas em nenhum momento do programa foram exibidas imagens de imóveis.

O vídeo possui uma marca d’água com o nome do corretor de imóveis Thallys Rocha, que trabalha em Fortaleza (CE). Desta forma, Aos Fatos encontrou as imagens originais, publicadas no canal de Rocha no YouTube em 4 de setembro de 2021.

Por telefone, o corretor afirmou ao Aos Fatos que a casa nunca esteve disponível para locação, somente para venda, e que não ela não tem ligação com Lula. O ex-proprietário da casa, por sua vez, se chama Júnior Sintonia, e afirmou que construiu o imóvel e não o vendeu para o ex-presidente. “Vendi para um amigo meu neste ano. Posso afirmar que esse vídeo é fake, e que Lula nunca esteve nessa casa”, disse Sintonia.

A assessoria de Lula negou que o imóvel que aparece no vídeo seja do ex-presidente, e informou que o petista nunca morou no Ceará e nem possui imóveis no estado.

A Veja divulgou, em maio de 2022, que Lula se mudou para um imóvel no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, que estaria disponível para locação por R$ 20.500 mensais. O ex-presidente, o PT e o empresário argentino Federico Las Heras — dono do imóvel — foram procuradoros pela revista, mas não quiseram se pronunciar.

A casa mostrada na reportagem da Veja tem 700 metros quadrados, dois andares, quatro suítes, oito banheiros, piscina, jardim, edícula, churrasqueira e sala de ginástica. As características são semelhantes às do imóvel localizado no Ceará, que possui 650 metros quadrados de área construída, cinco suítes, dois banheiros, piscina, área gourmet e dez vagas de garagem.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Comprova.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1 e 2)
2. CNN Brasil
3. Revista Veja


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.