Vídeo mostra casa no Ceará, não residência de Lula em São Paulo

Por Marco Faustino

6 de junho de 2022, 11h52

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao mostrar imagens de uma casa de luxo editadas junto com um comentário em áudio sobre a residência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo (veja aqui). As cenas exibem uma casa localizada em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A casa não pertence a Lula e ele jamais esteve no local, segundo o ex-proprietário, o ex-corretor do imóvel e a assessoria do petista.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (6).


Selo falso

Imóvel mostrado em vídeo não é a casa alugada por Lula em São Paulo

A casa que aparece em um vídeo nas redes sociais não é a residência alugada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, como afirmam postagens. O imóvel fica em Eusébio (CE), na região metropolitana de Fortaleza, e o corretor que publicou as imagens originais afirmou ao Aos Fatos que Lula nunca esteve no local e que o imóvel não foi alugado pelo petista.

No vídeo, são inseridos trechos em áudio do programa “Pingos no Is”, da Jovem Pan, do dia 20 de maio de 2022. Durante o programa (entre 1h17m46s e 1h24m38s), há um debate sobre o custo do casamento de Lula e críticas ao preço do aluguel de sua nova residência em São Paulo, mas em nenhum momento do programa foram exibidas imagens de imóveis.

O vídeo possui uma marca d’água com o nome do corretor de imóveis Thallys Rocha, que trabalha em Fortaleza (CE). Desta forma, Aos Fatos encontrou as imagens originais, publicadas no canal de Rocha no YouTube em 4 de setembro de 2021.

Por telefone, o corretor afirmou ao Aos Fatos que a casa nunca esteve disponível para locação, somente para venda, e que não ela não tem ligação com Lula. O ex-proprietário da casa, por sua vez, se chama Júnior Sintonia, e afirmou que construiu o imóvel e não o vendeu para o ex-presidente. “Vendi para um amigo meu neste ano. Posso afirmar que esse vídeo é fake, e que Lula nunca esteve nessa casa”, disse Sintonia.

A assessoria de Lula negou que o imóvel que aparece no vídeo seja do ex-presidente, e informou que o petista nunca morou no Ceará e nem possui imóveis no estado.

A Veja divulgou, em maio de 2022, que Lula se mudou para um imóvel no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, que estaria disponível para locação por R$ 20.500 mensais. O ex-presidente, o PT e o empresário argentino Federico Las Heras — dono do imóvel — foram procuradoros pela revista, mas não quiseram se pronunciar.

A casa mostrada na reportagem da Veja tem 700 metros quadrados, dois andares, quatro suítes, oito banheiros, piscina, jardim, edícula, churrasqueira e sala de ginástica. As características são semelhantes às do imóvel localizado no Ceará, que possui 650 metros quadrados de área construída, cinco suítes, dois banheiros, piscina, área gourmet e dez vagas de garagem.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Comprova.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1 e 2)
2. CNN Brasil
3. Revista Veja


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.