Não é verdade que um vídeo que mostra homens vestidos com roupas camufladas em meio a uma zona de mata retrata a ação de criminosos durante a recente operação no Rio contra o Comando Vermelho. A gravação que tem sido compartilhada pelas peças de desinformação registra, na realidade, os bastidores da gravação de um clipe musical.
As peças enganosas acumulavam 35 mil curtidas no Instagram, 52 mil visualizações no X e 45 mil curtidas no YouTube até a tarde desta terça-feira (4).
Vídeo registrado pelos próprios criminosos mostra diversos faccionados com fuzis, trajes paramilitares camuflados, coturnos, etc… com visão estratégica na área de mata para encurralar policiais no Complexo da Penha.

Posts nas redes têm compartilhado os bastidores da gravação do videoclipe “Bem Posturado”, de MC Vitinho (veja abaixo), como se fosse um registro da atuação de membros do Comando Vermelho durante megaoperação no Rio. Os homens que aparecem no vídeo usando roupas camufladas são atores.
Em 2022, Aos Fatos desmentiu uma peça de desinformação que usava o mesmo registro para alegar que se tratava de um treinamento de criminosos brasileiros promovido pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Na época, foi constatado que o registro original havia sido publicado no Kwai pelo ator Vitor Carvalho, que, em contato com a reportagem, desmentiu as alegações enganosas. Em nova busca nos perfis de Carvalho, Aos Fatos verificou que o registro original foi apagado.
Em 2022, a produtora Amassa Errejota, responsável pela produção do videoclipe, também afirmou que o registro retratava os bastidores de uma gravação.
As cenas descontextualizadas viralizaram nas redes impulsionadas por publicações feitas por autoridades, conforme mostrou reportagem do Núcleo. O registro foi compartilhado pelo perfil oficial da Polícia Civil do Rio de Janeiro, pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) e pelo vice-prefeito de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo (PL).
Aos Fatos entrou em contato com a Polícia Civil, com Amorim e com Mello Araújo para questionar sobre as publicações fora de contexto.
Em nota, o vice-prefeito de São Paulo afirmou que “a imagem simula o que tem acontecido, uma imagem próxima da realidade”. Os demais contatados não responderam até a publicação desta checagem.
O caminho da apuração
A reportagem realizou uma busca reversa do vídeo para identificar sua origem e verificou que ele já havia circulado anteriormente com outras alegações falsas. O material foi localizado no perfil do ator Vitor Carvalho no Kwai.
Na época, Aos Fatos entrou em contato com o ator e com a produtora Amassa Errejota, responsável pela gravação, que confirmaram se tratar dos bastidores de um videoclipe musical. Também foram consultadas as páginas oficiais de autoridades e instituições que compartilharam o vídeo, mas não houve resposta até a publicação.




