🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ato do 7 de Setembro em Brasília, não manifestação recente

Por Bruna Leite

9 de novembro de 2022, 15h01

Não foi gravado recentemente um vídeo que mostra milhares de pessoas com camisas amarelas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como afirmam postagens que circulam nas redes. As imagens foram registradas durante os atos bolsonaristas no 7 de Setembro deste ano. Após a eleição, a esplanada foi fechada por medida de segurança, e manifestantes se mobilizaram no Setor Militar Urbano de Brasília para contestar o resultado da eleição e pedir um golpe militar.

Até esta quarta-feira (9), a publicação desinformativa alcançou 3 milhões de visualizações no TikTok e 432 mil visualizações e 9.000 compartilhamentos no Facebook.


Selo falso

Hoje em Brasília.

Montagem feita com três imagens registradas em 7 de setembro de 2022, não recentemente

Foi registrado no 7 de Setembro deste ano, e não recentemente, um vídeo que mostra a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, repleta de pessoas com camisetas amarelas. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a imagem que está na parte superior do vídeo foi registrada por Sergio Lima, do site Poder360, e as cenas que aparecem no meio foram gravadas pela assessoria do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante os atos.

Já a imagem parada que está na parte inferior do vídeo é uma versão recortada e com as cores alteradas, para aumentar a saturação, de uma foto também registrada por Sergio Lima, do Poder360. É possível ver, no canto inferior direito, o trio elétrico usado durante os atos.

Desde o dia 31 de outubro, Esplanada dos Ministérios está fechada por medidas de segurança, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Após a derrota de Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial, manifestantes se reuniram em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, no Setor Militar Urbano (SMU), para pedir ajuda das Forças Armadas em um golpe militar.

O áudio presente nas peças desinformativas foi retirado de uma gravação da torcida da seleção brasileira em uma partida da Copa das Confederações de 2013, em Fortaleza. As imagens originais foram gravadas em 20 de junho daquele ano, quando o Brasil venceu o México.

Referências:

1. Poder360 (1, 2, 3 e 4)
2. Correio Brasiliense (1 e 2)
3. YouTube
4. Super Esportes

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.