🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra abordagem policial a torcedores no Ceará, não petistas que iriam ‘botar o terror’ em Curitiba

Por Marco Faustino

29 de outubro de 2022, 17h11

É falso que um vídeo mostra a prisão de petistas vestidos de amarelo que foram financiados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) para “botar o terror” em Curitiba (PR), como alegam postagens. As imagens foram feitas em abril deste ano e retratam uma vistoria da Polícia Militar a um ônibus de torcedores do Sport. O grupo viajava para Fortaleza (CE) para a final da Copa do Nordeste. Segundo a PM, nada de ilícito foi encontrado no veículo ou com seus passageiros.

Publicações com o falso contexto do vídeo somavam 7.600 compartilhamentos no Facebook neste sábado (29).


Selo falso

Vídeo de vistoria a ônibus de torcedores do Sport, em abril, circula como se mostrasse a prisão de petistas que iriam aterrorizar Curitiba

Um vídeo de 3 de abril deste ano em que policiais militares aparecem revistando dezenas de torcedores do Sport em uma estrada do Ceará vem sendo compartilhado como se fosse um registro de prisão de petistas que foram pagos pelo PCC para aterrorizar Curitiba (PR).

A mesma gravação já foi checada pelo Aos Fatos, quando circulou como se policiais militares tivessem prendido homens que pretendiam saquear supermercados de Fortaleza, em abril.

A Polícia Militar do Ceará informou que a ação foi uma vistoria de rotina dos torcedores que iam para a Arena Castelão para a final da Copa do Nordeste entre Sport e Fortaleza. De acordo com a corporação, nada de ilícito foi encontrado com o grupo, que acabou liberado.

Algumas das publicações checadas alegam ainda que o vídeo mostraria integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) presos por planejar ataques a Blumenau (SC). O Aos Fatos não encontrou registros na imprensa de que petistas ou militantes de movimentos sociais tenham sido detidos por essa razão.

Referências:

1. Aos Fatos


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.