São mentirosas as publicações afirmando que um vídeo de um homem caindo do terceiro andar mostraria a morte do cantor Liam Payne na Argentina. A gravação viral foi feita em novembro de 2023 no México e exibe um acidente envolvendo um homem não identificado.
Publicações com o vídeo descontextualizado somavam centenas de compartilhamentos no X nesta quinta-feira (17) e também viralizaram em outros idiomas.
AGORA: Liam Payne, do One Direction, morreu ao cair do terceiro andar de um prédio na Argentina. O cantor nos deixou aos 31 anos
Um vídeo que mostra um homem caindo de uma janela no México tem sido compartilhado nas redes como se registrasse a queda e a morte do cantor Liam Payne, na noite desta quarta-feira (16), na Argentina.
A gravação viral, na verdade, foi gravada no México em setembro do ano passado. Na ocasião, um homem tentava fugir de um incêndio em seu apartamento e escorregou da janela. A vítima foi hospitalizada e o incêndio controlado pelos bombeiros.
Payne morreu após cair da varanda do Casa Sur Hotel em Buenos Aires, na Argentina. Segundo as autoridades, o ex-vocalista do One Direction sofreu fratura craniana e morreu na hora do impacto, sem chances de reanimação.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos identificou a origem do vídeo que tem circulado de maneira descontextualizada. Também procuramos informações sobre a morte de Liam Payne para contextualizar a checagem.