Vídeo mentiroso de Carla Zambelli somou 97 mil visualizações até sair do ar

Compartilhe

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) tornou privado e depois deletou um vídeo postado por ela no YouTube que difundia uma versão falsa sobre a presença de urnas em um sindicato em Itapeva (SP). A gravação, na verdade, mostra auxiliares contratados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que realizavam a cerimônia de preparação dos equipamentos no local alugado pela Justiça Eleitoral, conforme desmentido pelo Aos Fatos e pelo TSE.

  • O conteúdo foi publicado pela parlamentar no dia 27 de setembro, quatro dias antes do primeiro turno das eleições;
  • Na quinta (6), o TSE determinou que as plataformas Kwai, Twitter e YouTube removessem o conteúdo em até 24 horas, sob multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento;
  • A postagem de Zambelli, no entanto, acumulava 97.325 visualizações até domingo (9), quando foi retirada do ar por iniciativa da própria parlamentar.

Postagens com o conteúdo enganoso circularam em ao menos cinco comunidades de WhatsApp e Telegram monitorados pelo Radar Aos Fatos no final de semana do primeiro turno das eleições.

Questionada, a deputada não informou o motivo que levou a excluir o vídeo nem se reconhece que o conteúdo era inverídico. O Aos Fatos também entrou em contato com o YouTube para saber por que o vídeo não havia sido excluído pela plataforma, mas não obteve resposta até a publicação. A reportagem permanece aberta para manifestações dos citados.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

É falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

COP30 busca inserir combate à desinformação na agenda climática

falsoImagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

Imagem que mostra Lula e Janja brindando em iate durante COP30 foi gerada por IA

fátima
Fátima