Vídeo não mostra Exército venezuelano atropelando manifestantes contrários a Maduro

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra veículos do Exército venezuelano atropelando um manifestante contrário à reeleição do ditador Nicolás Maduro, como fazem crer publicações nas redes. A gravação original foi feita no Chile, em dezembro de 2019, durante protestos contra o então presidente Sebastián Piñera.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 20 mil visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (9) e circulam também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance.

Misericódia. Veja como estão as ruas da Venezuela. Estão em verdadeira guerra. O exército está tentando acabar com a manifestação, mas o povo luta.

Post usa vídeo de protesto no Chile, em 2019, como se tivesse acontecido recentemente na Venezuela, o que é falso

Não foi gravado na Venezuela um vídeo que mostra dois veículos militares atropelando e imprensando uma pessoa em meio a uma manifestação, como fazem crer publicações nas redes. Na verdade, o registro foi feito em Santiago, capital do Chile, em dezembro de 2019.

O vídeo original foi feito no dia 20 de dezembro de 2019 durante um protesto contra o governo do então presidente chileno, Sebastián Piñera. Na ocasião, um jovem foi atropelado e imprensado por dois veículos militares (veja abaixo).

Portanto, diferentemente do que tentam fazer crer os posts desinformativos, o vídeo não foi registrado na Venezuela e não tem relação com os protestos recentes contra o ditador Nicolás Maduro.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e localizou o vídeo original. As informações confirmam que a imagem foi gravada durante protestos no Chile, em dezembro de 2019, quando um jovem foi atropelado e imprensado entre dois veículos militares. Também pesquisamos na imprensa chilena e localizamos postagens jornalísticas sobre a manifestação e o atropelamento. As imagens da época são as mesmas que aparecem agora nas postagens enganosas.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos