🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de manifestação na Paulista é de 2018, não de protesto recente contra Lula

Por Luiz Fernando Menezes

16 de novembro de 2023, 16h43

Não foi gravado na última quarta-feira (15) o vídeo que mostra uma aglomeração de pessoas de verde e amarelo protestando na avenida Paulista, em São Paulo. As imagens que têm viralizado nas redes foram registradas, na verdade, em outubro de 2018, durante manifestação em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 2.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok e no Kwai até o início da tarde desta quinta-feira (16).


Selo falso

Avenida Paulista 15/11/2023.

Vídeo que mostra milhares de pessoas na avenida Paulista em 2018 circula com legenda que alega que gravação foi feita em 15 de novembro de 2023

Publicações enganam ao compartilhar como se fosse recente um vídeo que mostra manifestantes na avenida Paulista gritando as palavras de ordem “a nossa bandeira jamais será vermelha”. A gravação, na verdade, foi registrada em 21 de outubro de 2018, quando milhares de pessoas saíram às ruas em apoio à candidatura de Bolsonaro à Presidência.

Apoiadores do então deputado realizaram atos em diversas cidades do país um dia após manifestantes organizarem protestos contra o político. Bolsonaro participou do ato na Paulista por videoconferência e fez ataques à imprensa em seu discurso.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de setembro de 2022 circula como se mostrasse manifestação recente em Brasília contra governo Lula

É fato que manifestantes organizaram um ato contra o governo Lula (PT) na avenida Paulista na última quarta-feira (15), data da proclamação da República. O público, no entanto, não foi tão expressivo quanto o do protesto de 2018 cujas imagens têm sido disseminadas pelas peças de desinformação.

Essa é a segunda publicação enganosa que tenta inflar o público dos atos ocorridos no último feriado. Aos Fatos também desmentiu uma peça de desinformação que compartilhou como se fosse recente uma gravação da comemoração do Bicentenário da Independência ocorrida em Brasília em 2022.

Referências:

1. UOL
2. EBC
3. Folha de S.Paulo (1 e 2)
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.