Vídeo de 2022 circula como se mostrasse manifestação recente de caminhoneiros

Compartilhe

Não é recente o vídeo que mostra imagens aéreas de uma paralisação de caminhoneiros, como afirmam publicações nas redes. A gravação foi feita em 31 de outubro de 2022, pouco após o resultado das eleições presidenciais, e registra cenas de uma manifestação a favor do então presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula (PT) na tentativa de reeleição.

As peças desinformativas acumulavam ao menos mil curtidas no Instagram e centenas de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (5).

Caminhoneiros entrando em greve a partir de hoje no Brasil. GREVE 2025

Print de uma publicação em vídeo na qual lê-se em letras brancas sobre um fundo azul e vermelho: ‘Segue e compartilha. Caminhoneiros entrando em greve a partir de hoje no Brasil. Greve 2025’. As imagens mostram um grupo de pessoas aglomerados em uma rodovia de frente para um caminhão e um toldo de cor azul. 

Publicações nas redes têm compartilhado imagens aéreas de uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro ocorrida em 2022 como se fossem cenas recentes de uma nova greve de caminhoneiros. Apesar de lideranças do setor terem anunciado uma reunião no próximo dia 8 para discutir o aumento dos preços dos combustíveis, não há registros de paralisações da categoria.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original publicada em 31 de outubro de 2022, um dia após o resultado das eleições presidenciais que consagraram Lula como vencedor.

@keyllaferraz0

♬ Summertime Sadness (Lana Del Rey Vs. Cedric Gervais) - Cedric Gervais Remix - Lana Del Rey & Cedric Gervais

O vídeo foi gravado em Luziânia (GO) e mostra a interdição da BR-040 por parte de manifestantes bolsonaristas. O grupo queimou pneus e usou blocos de concreto para bloquear a passagem de veículos no km 19 da rodovia.

Na última sexta-feira (31), a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,22 no preço do litro do diesel para as distribuidoras. Como resposta, lideranças nacionais da categoria marcaram uma reunião no dia 8 de fevereiro no porto de Santos (SP) para discutir o tema.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original e matérias publicadas na época sobre a manifestação. Também procuramos notícias sobre uma greve de caminhoneiros em andamento na imprensa e em sites ligados à categoria.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19