Vídeo antigo de manifestação pró-Bolsonaro em Belo Horizonte circula como atual

Compartilhe

Não é recente o vídeo que mostra um protesto a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Belo Horizonte, como afirmam postagens nas redes. A gravação foi feita em outubro de 2022, véspera do segundo turno da eleição presidencial.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam 50 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta terça-feira (29). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

isso é em BH 28/08/23 ACHO QUE A ELEIÇÃO FOI TOMADA DE BOLSONARO

Print de um vídeo mostrando manifestação a favor de Bolsonaro; as imagens foram registradas em outubro de 2022, e não recentemente. 

O vídeo que mostra uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro nas ruas de Belo Horizonte foi registrado em 29 de outubro de 2022, e não recentemente. Publicações nas redes afirmam, de maneira falsa, que a gravação ocorreu na última segunda-feira (28), quando o ex-presidente esteve na cidade para a cerimônia de entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais. A honraria havia sido concedida em maio de 2019 pelo governador Romeu Zema (Novo), aliado do ex-presidente, mas a solenidade só foi realizada agora.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que o vídeo original foi gravado durante a última caravana do então candidato à reeleição, na véspera do segundo turno.

Realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a cerimônia de entrega mobilizou manifestações contra e a favor do ex-presidente que, após horas de tensão, entraram em confronto e foram dispersadas pela Polícia Militar.

Referências

  1. G1 (1 e 2)
  2. YouTube
  3. Veja

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’