Vídeo de ‘maior motociata do mundo’ foi gravado em 2022, não no último domingo

Compartilhe

Não foi gravado no último domingo (20) o vídeo em que o empresário Luciano Hang afirma ter organizado “a maior motociata do mundo” em apoio a Jair Bolsonaro (PL), dias após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar que o ex-presidente fosse monitorado por uma tornozeleira eletrônica. A gravação compartilhada pelas peças desinformativas é de outubro de 2022.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 23.100 curtidas no Instagram, 4.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok e Kwai até a tarde desta segunda-feira (21).

Joinville em SC registrou uma enorme motociata neste domingo (20/7)

Um homem careca de meia-idade, vestindo uma jaqueta amarela e uma camiseta verde com detalhes azuis e brancos (cores da bandeira do Brasil), faz uma selfie. Ele tem a cabeça ligeiramente inclinada para a direita e olha diretamente para a câmera com uma expressão séria. Atrás dele, uma multidão de pessoas, algumas em motocicletas, a maioria vestindo roupas verde-amarelas, preenche a rua, sugerindo uma manifestação ou evento. À direita do homem, uma pessoa sorridente com capacete de motocicleta e uma camiseta verde com o design da bandeira do Brasil faz um sinal de

Foi registrado em 1º de outubro de 2022, e não no último domingo (20), o vídeo em que o empresário Luciano Hang participa de uma motociata em apoio a Jair Bolsonaro na cidade de Joinville (SC). O ato, chamado por Hang de “a maior motociata do mundo”, ocorreu durante a campanha à reeleição do ex-presidente.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original, publicada no perfil do empresário à época.

As peças desinformativas afirmam que a manifestação teria ocorrido no último domingo (20), dias após o ministro Alexandre de Moraes impôr uma série de medidas restritivas a Bolsonaro, incluindo o monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.

A decisão atendeu a um pedido feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República), que viu a possibilidade de fuga do ex-presidente como um fator determinante para a adoção de medidas cautelares. As restrições impostas a Bolsonaro têm sido comparadas de maneira enganosa nas redes a uma prisão domiciliar.

É fato, porém, que apoiadores do ex-presidente organizaram carreatas a favor do ex-presidente em diversas cidades do Brasil (veja aqui e aqui).

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original, e constatou que ela foi publicada em 1º de outubro de 2022 no perfil do empresário Luciano Hang, e não no último domingo (20). Também contextualizamos as medidas restritivas impostas ao ex-presidente por decisão do STF e registramos que, de fato, houve atos a favor de Bolsonaro nos últimos dias.

Compartilhe

Leia também

falsoFoto que mostra prefeito de Nova York ainda criança ao lado de Epstein é gerada por IA

Foto que mostra prefeito de Nova York ainda criança ao lado de Epstein é gerada por IA

Brasileiro se passa por autoridade americana para viralizar áudios falsos de Lula e Moraes

Brasileiro se passa por autoridade americana para viralizar áudios falsos de Lula e Moraes

falsoOMS não alertou para risco global de infecção pelo Nipah após Carnaval

OMS não alertou para risco global de infecção pelo Nipah após Carnaval

fátima
Fátima