Vídeo não mostra Macron abotoando blusa de Janja no G20

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra o presidente francês Emmanuel Macron ajeitando o colarinho da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante a cúpula do G20. Registrada em março deste ano, a gravação retrata o momento em que Macron prende no blazer de Janja um broche da Ordem Nacional da Legião de Honra, honraria entregue pelo governo francês.

Publicações com o vídeo descontextualizado acumulam ao menos mil curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (21) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Lula tá sendo chamado de corno porque Emmanuel Macron ajeita o colarinho de Janja. ZÉ DA GAIA.

Trecho de vídeo mostra Emmanuel Macron prendendo um broche no blazer de Janja. Legenda enganosa diz: ‘Lula tá sendo chamado de corno’

Publicações têm compartilhado de forma descontextualizada um vídeo que mostra Macron manuseando o colarinho da blusa de Janja. As peças de desinformação afirmam que a gravação teria sido feita durante a cúpula do G20, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, e mostraria uma cena íntima entre os dois. Isso não é verdade.

O vídeo foi registrado em março deste ano, quando Macron condecorou a primeira-dama como oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, honraria do governo francês que reconhece méritos militares ou civis. Na cena, o presidente francês colocava um broche no blazer de Janja (veja abaixo).

Lula, de terno azul, está no centro da imagem, abraçado a Emmanuel Macron, também de terno azulado, e Janja, que usa um blazer branco com um broche vermelho
Foto mostra broche colocado na roupa de Janja por Macron (Ricardo Stuckert/PR)

A premiação foi concedida à primeira-dama durante uma visita do presidente francês ao Brasil. Na mesma ocasião, Macron foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria entregue pelo governo brasileiro (representada pela medalha que aparece na foto acima).

Esta não é a primeira vez que Janja é alvo de peças de desinformação que sugerem que estaria traindo Lula. Em fevereiro do ano passado, circulou nas redes uma montagem que supostamente mostraria o presidente americano Joe Biden assediando a primeira-dama.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos identificou o contexto real da gravação: uma condecoração concedida a Janja pelo governo francês em março deste ano. A reportagem também procurou outras imagens do mesmo momento para atestar a presença do broche no blazer da primeira-dama.

Compartilhe

Leia também

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

falsoÉ falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

É falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

falsoLula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

Lula não se recusou a falar com morador de comunidade em SP

fátima
Fátima