🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de Lula na Unicamp é editado para fazer crer que petista foi xingado

Por Luiz Fernando Menezes

10 de maio de 2022, 17h16

É uma montagem o vídeo que mostra a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na quinta-feira (5) sob gritos de “Lula ladrão” (veja aqui). O áudio com os xingamentos foi inserido sobre as imagens, reais, do carro do petista. Na ocasião, as pessoas presentes ovacionaram o ex-mandatário.

Publicações com o vídeo editado somavam ao menos 21 mil visualizações no TikTok e 12 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (9).


Selo falso

Lula chegando na Unicamp 05/05/22. Lula não desce do carro para não ouvir que é chamado de ladrão.

Áudio de gritos de “Lula ladrão” foi inserido em vídeo de chegada do petista à Unicamp

Um vídeo que mostra a chegada do carro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na quinta-feira (8) circula com o áudio alterado nas redes para fazer crer que o petista foi recebido com gritos de “Lula ladrão”.

Na gravação original, publicada pelo perfil @lulalider no TikTok no dia 6 de maio, é possível verificar que as pessoas presentes, na verdade, ovacionaram o ex-presidente.

A própria plataforma de vídeos curtos aponta que o conteúdo tem um áudio fora de contexto. Logo abaixo da publicação, é indicado que o som original foi retirado de outra gravação feita naquela tarde, gravado no momento em um protesto contra Lula na saída de um condomínio (veja abaixo).

TikTok mostra a origem do áudio, que foi gravado por outro usuário
Origem. TikTok mostra que áudio foi gravado por outro usuário

Mais tarde, na noite de quinta, o petista participou de uma aula magna na universidade. Aos Fatos não encontrou registros de protestos contra sua presença.

A recente passagem do petista por Campinas foi tema de outra peça checada, na última sexta-feira (6), por Aos Fatos. Um vídeo de um protesto que não contou com a presença do ex-presidente no Fórum da Liberdade da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) foi compartilhado como se mostrasse a recepção a ele no aeroporto de Viracopos, na cidade paulista.

Referências:

1. TikTok
2. Poder360
3. Hora Campinas
4. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.