Vídeo de Lula na Unicamp é editado para fazer crer que petista foi xingado

Compartilhe

É uma montagem o vídeo que mostra a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na quinta-feira (5) sob gritos de “Lula ladrão” (veja aqui). O áudio com os xingamentos foi inserido sobre as imagens, reais, do carro do petista. Na ocasião, as pessoas presentes ovacionaram o ex-mandatário.

Publicações com o vídeo editado somavam ao menos 21 mil visualizações no TikTok e 12 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (9).


Selo falso

Lula chegando na Unicamp 05/05/22. Lula não desce do carro para não ouvir que é chamado de ladrão.

Áudio de gritos de “Lula ladrão” foi inserido em vídeo de chegada do petista à Unicamp

Um vídeo que mostra a chegada do carro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na quinta-feira (8) circula com o áudio alterado nas redes para fazer crer que o petista foi recebido com gritos de “Lula ladrão”.

Na gravação original, publicada pelo perfil @lulalider no TikTok no dia 6 de maio, é possível verificar que as pessoas presentes, na verdade, ovacionaram o ex-presidente.

A própria plataforma de vídeos curtos aponta que o conteúdo tem um áudio fora de contexto. Logo abaixo da publicação, é indicado que o som original foi retirado de outra gravação feita naquela tarde, gravado no momento em um protesto contra Lula na saída de um condomínio (veja abaixo).

TikTok mostra a origem do áudio, que foi gravado por outro usuário
Origem. TikTok mostra que áudio foi gravado por outro usuário

Mais tarde, na noite de quinta, o petista participou de uma aula magna na universidade. Aos Fatos não encontrou registros de protestos contra sua presença.

A recente passagem do petista por Campinas foi tema de outra peça checada, na última sexta-feira (6), por Aos Fatos. Um vídeo de um protesto que não contou com a presença do ex-presidente no Fórum da Liberdade da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) foi compartilhado como se mostrasse a recepção a ele no aeroporto de Viracopos, na cidade paulista.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores