🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que pessoas gritam ‘Lula ladrão’ não foi gravado em Brasília na véspera da posse

Por Amanda Ribeiro

2 de janeiro de 2023, 16h19

Não mostra a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Brasília para a sua posse um vídeo em que pessoas de verde e amarelo gritam “Lula ladrão seu lugar é na prisão” e hostilizam um carro com bandeira e adesivo do PT, como é dito em posts nas redes sociais. A gravação aconteceu a poucos metros do comitê central da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no Recife e circula nas redes desde 23 de outubro. Lula não estava na capital pernambucana na época.

O vídeo circula fora de contexto principalmente no Facebook, onde acumula ao menos 13 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (2). Versões da peça de desinformação também circulam no Kwai, onde já foram visualizadas centenas de vezes.


Selo falso

Lula acaba de chegar em Brasília, e agente foi receber ele para a posse do jeito que ele gosta

Vídeo gravado no Recife circula fora de contexto nas redes para afirmar que Lula foi recebido aos gritos em Brasília na véspera da posse

Um vídeo gravado em outubro no Recife, em que bolsonaristas gritam “Lula ladrão” e hostilizam um carro com bandeira e adesivo do PT, tem sido compartilhado nas redes sociais como se mostrasse a chegada do presidente Lula a Brasília para a sua posse.

As imagens que viralizaram com o falso contexto foram gravadas na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, como pode ser observado por um edifício comercial que aparece ao fundo do vídeo.

À esquerda, print da peça de desinformação mostra ao fundo a empresa Imbiribeira Diesel; à direita, print do Google Maps comprova que empresa está situada em Recife, e não Brasília
Comparação. Sede da empresa Imbiribeira Diesel ao fundo do vídeo que circula nas redes (esq.) e imagem do Google Maps que comprova sua localização no Recife (dir.) (Reprodução/Facebook/Google Maps)

Ainda que Aos Fatos não tenha conseguido cravar a data exata da gravação, ela está disponível nas redes desde o dia 23 de outubro, quando foi publicada por um usuário no TikTok. Um dia antes, ocorreu o evento de campanha Juventude pelo Brasil no comitê central do então presidente Jair Bolsonaro. O local também fica na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, próximo de onde o vídeo foi gravado.

Print do Google Maps mostra que comitê de campanha de Bolsonaro em Recife fica a poucos metros de onde o vídeo foi gravado
Distância. Vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado a poucos metros da sede do comitê central de campanha de Bolsonaro no Recife (Reprodução/Google Maps)

Também não se sustenta a alegação de que era Lula quem ocupava o carro hostilizado por bolsonaristas na gravação. Em 22 de outubro, o petista cumpria agenda de campanha em Minas Gerais. Naquela data, ele participou de uma caminhada em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves e também concedeu uma entrevista à imprensa. Sua última passagem pela capital pernambucana foi em 14 de outubro, quando realizou um comício no centro da cidade. Não há registro de que o então candidato tenha sido agredido na ocasião.

Referências:

1. Diário de Pernambuco
2. Portal de Prefeitura
3. YouTube (PT 1 e 2)
4. Poder 360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.