Vídeo usa legendas falsas para fazer crer que Lula foi vaiado em evento com Janja

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo mostra o presidente Lula (PT) sendo vaiado e aconselhado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a deixar o palco durante um evento. O trecho que circula nas redes registra o momento em que o presidente interrompeu uma solenidade ao perceber que uma mulher havia desmaiado na plateia. Não há vaias na gravação original.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 10 mil curtidas no Instagram e milhares de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (3).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Acabou o amor. Lula vaiado no próprio evento. Ficou sem reação. Lula foi vaiado em seu próprio evento e ficou travado sem reação. Janja teve que aconselhar ele a se retirar.

Publicações usam trecho fora de contexto e editado com legendas falsas para fazer crer que Lula foi vaiado e aconselhado a deixar o palco durante um evento

Publicações nas redes enganam ao afirmar que Lula foi vaiado durante um evento e orientado pela primeira-dama a deixar o palco. As peças de desinformação tiram de contexto o momento em que o presidente interrompe uma cerimônia oficial após ser avisado que uma mulher havia desmaiado na plateia.

A gravação foi registrada durante a assinatura de uma ordem de serviço para as obras do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera (AL), em 9 de maio deste ano. Participaram do evento, além do presidente e da primeira-dama, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Na transmissão do evento publicada no YouTube pelo Canal Gov (veja abaixo), é possível verificar que, pouco antes do trecho compartilhado pelas peças de desinformação, Lira avisa Lula que uma pessoa da plateia havia passado mal. O presidente, então, diz: “Tem uma pessoa que desmaiou aqui. É importante a ajuda, ver se tem um médico aqui presente para cuidar”.

Os posts enganosos recortam e descontextualizam os momentos seguintes do vídeo, quando Lula permanece em silêncio enquanto a mulher é socorrida pela equipe do evento. Não há registros de que o presidente tenha sido vaiado.

Em seguida, Janja se aproxima e conversa fora do microfone com Lula. Os conteúdos enganosos usam então legendas falsas para transcrever as falas da primeira-dama, dando a entender que ela teria aconselhado o presidente a sair do palco.

Contudo, na gravação original, é possível notar que Janja apontava a presença de um sósia do marido na plateia. “Olha um sósia seu ali atrás, de chapéu branco, capacete branco. Muito igual!”. Quando a situação é normalizada e antes de Lula retomar o discurso, ela repete: “É o de branco ali, olha”.

São recorrentes nas redes peças de desinformação que editam e descontextualizam vídeos para alegar que Lula teria sido vaiado em cerimônias oficiais. Desde o ano passado, Aos Fatos já desmentiu diversos posts similares (veja aqui, aqui e aqui) e identificou até mesmo uma trend viral no TikTok em que usuários adicionavam áudios falsos sobre vídeos de aparições públicas do presidente.

Esta peça de desinformação também foi checada pela AFP.

Referências

  1. YouTube (Canal Gov)
  2. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)
  3. Youtube (TV Brasil)
  4. AFP

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores