Vídeo de Kamala Harris dizendo que ‘hoje é hoje’ foi alterado por IA

Compartilhe

Foi manipulado com o uso de IA o vídeo em que a vice-presidente dos Estados Unidos e pré-candidata à Casa Branca, Kamala Harris, faz um discurso confuso, com frases como “hoje é hoje. E ontem foi o hoje ontem”. O registro que circula nas redes foi criado por um perfil de memes pró-Trump, que inseriu um áudio falso em uma filmagem de 2023.

O vídeo editado acumula milhares de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (24).

"Hoje é hoje. E ontem foi hoje ontem. Amanhã será hoje amanhã. Então viva hoje para que o futuro hoje seja passado hoje, assim como será amanhã.” 😂😂😂 Dilma 2?

Postagens compartilham um vídeo manipulado por inteligência artificial para alegar que Kamala Harris fez um discurso sem sentido

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse real uma deepfake — vídeo manipulado criado por ferramentas de IA (inteligência artificial) — em que Kamala Harris faz um discurso confuso. Na gravação alterada, a vice-presidente supostamente diz que “hoje é hoje. E ontem foi o hoje ontem”.

A filmagem original foi feita em 25 de abril de 2023, durante um evento sobre direitos reprodutivos em Washington, capital americana. O conteúdo foi transmitido pela ONG Planned Parenthood em seu perfil no Facebook.

Comparando a deepfake com o vídeo original (a partir de 1h1min), é visível que os gestos corporais de Harris são os mesmos, mas o áudio e os movimentos da boca foram substituídos.

Comparativo entre o vídeo original e a publicação falsa compartilhada por usuários nas redes.
Deepfake. O vídeo manipulado por inteligência artificial, à direita, alterou o áudio do discurso e os movimentos da boca de Harris.

Confira abaixo a transcrição da fala real da vice-presidente:

Então, eu acho que é muito importante — como vocês já ouviram de tantos líderes incríveis — para nós, a cada momento, e certamente neste, ver o momento no qual existimos e estamos presentes, e sermos capazes de contextualizá-lo, de entender onde existimos na história e no momento em relação não apenas ao passado, mas ao futuro.

E eu direi a todos aqui que estamos vivendo, eu realmente acredito, um momento em que muitas de nossas liberdades duramente conquistadas estão sob ataque, e este é um momento para nos levantarmos e lutarmos.

A transcrição do discurso de Harris também está disponível no site da Casa Branca e confirma que as frases citadas pelas peças desinformativas não foram ditas durante o evento. Mesmo a fala original da vice-presidente, no entanto, foi considerada “confusa” na época por críticos.

Paródia. A peça de desinformação foi publicada pela primeira vez em abril de 2023 por um perfil de memes pró-Trump no X. O conteúdo, que viralizou nos Estados Unidos na época, não está mais disponível.

A deepfake voltou a circular após Harris ser apontada como principal nome do partido Democrata para a corrida presidencial americana após a desistência de Joe Biden.

Além de questionar a inteligência e a capacidade de liderança de Harris, as publicações também fazem comentários misóginos para comparar a política à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que já foi alvo de ataques semelhantes.

Em 2023, Aos Fatos constatou que Rousseff foi a mulher mais atacada em grupos de Whatsapp monitorados em 2023. As ofensas mais frequentes eram de teor intelectual, com termos como “burra” e “louca”.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Reuters.

O caminho da checagem

Aos Fatos buscou a frase “today is today, and yesterday is today”, que aparece no vídeo desinformativo, e identificou matérias de 2023 da imprensa americana que noticiavam a edição do vídeo. Em seguida, localizamos uma transmissão do evento original para comparar com a peça desinformativa e confirmamos que se tratava de uma montagem feita com inteligência artificial.

Compartilhe

Leia também

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

falsoGolpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações

Golpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações