Foi manipulado por meio de inteligência artificial o vídeo em que o jogador de futebol Vinicius Jr. diz que “roubaram na cara dura” o resultado da Bola de Ouro 2024. As peças de desinformação substituíram o áudio original, em que o atleta comenta sua atuação em uma disputa, por uma dublagem falsa. Não há registros de que o jogador tenha dado declaração similar à que aparece na gravação enganosa.
As publicações falsas acumulavam mais de 1,1 milhão de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (31).
Vini Jr mandou a FIFA e o Rodri tomarem no 👌
A entrevista em que o atacante Vini Jr. supostamente diz que “roubaram na cara dura” o resultado da Bola de Ouro 2024 foi manipulada por meio de inteligência artificial. No vídeo enganoso, o atleta profere ofensas contra a Fifa e o meio-campista Rodri, vencedor do prêmio deste ano.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original usada como base para criação da deepfake — tecnologia que tem como objetivo substituir rostos em vídeos.
Na entrevista original, em 5 de maio de 2021, o jogador comentou seu desempenho pelo Real Madrid na derrota por 2 a 0 para o Chelsea, da Inglaterra, na Liga dos Campeões da Uefa, principal competição de clubes europeia.
Comparando as cenas dos vídeos, é possível verificar que o local da gravação e o casaco trajado por Vini Jr. são idênticos. O atleta também faz gestos similares nos dois registros (veja abaixo).
Em busca na imprensa e nas redes, Aos Fatos não identificou registros de que o jogador tenha dado declaração similar à que aparece no vídeo enganoso. É fato, porém, que ele criticou o resultado da premiação. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, escreveu em seu perfil no X no dia da cerimônia da Bola de Ouro em Paris.
A equipe do atacante brasileiro confirmou à imprensa que ele estava se referindo à luta antirracista e que “o mundo do futebol não está preparado para aceitar um jogador que luta contra o sistema”. O atleta, que é uma das vozes mais ativas contra o racismo no futebol, foi alvo recorrente de insultos que levaram a pelo menos duas condenações em casos pioneiros na Espanha.
O Real Madrid, que recebeu o prêmio de clube do ano e teve cinco jogadores eleitos entre os dez melhores da temporada, também anunciou um boicote à cerimônia da Bola de Ouro após ser informado que Vini Jr. não receberia o prêmio.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original e constatou que a versão que circula nas redes foi gerada por inteligência artificial. Também buscamos informações na imprensa para contextualizar o caso.