Vídeo de 2022 mostra idosa pedindo volta de Lula, não cobrando corte de recursos

Compartilhe

Não é verdade que uma mulher idosa tenha cobrado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recursos para as prefeituras, como fazem crer publicações nas redes. O vídeo que circula fora de contexto foi gravado em 2022, durante um comício de Lula em Serra Talhada (PE). Trechos omitidos pelas publicações falsas mostram a senhora pedindo para Lula voltar a ser presidente do país.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 240 mil visualizações no TikTok até a manhã desta sexta-feira (1º). A peça falsa também soma centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, além de versões no Kwai. O conteúdo fora de contexto circula, ainda, no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

As prefeituras estão de greve sem os recursos. 30-08-2023. Lula não sabia onde enfiar sua cara de cu! As prefeituras do Brasil já estão todas quebradas.

 Print com imagem de Lula e uma idosa e legenda que tira de contexto a fala da senhora.

O trecho de um comício de Lula ainda como candidato à Presidência da República, em 2022, circula fora de contexto para dar a entender que uma mulher idosa teria cobrado ao presidente na última quarta-feira (30) explicações sobre os repasses ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A falta de recursos, segundo as peças, estaria causando fome, sede e dificuldades na compra de gasolina no Nordeste, o que é falso.

Na verdade, o vídeo usado nas peças mentirosas foi publicado originalmente no dia 23 de julho de 2022 no canal de Lula no YouTube e mostra o depoimento de uma senhora idosa, conhecida como dona Buruca, pedindo para que o candidato pudesse voltar a ser presidente do Brasil. A participação da mulher também foi registrada na transmissão ao vivo do evento.

Dois trechos são omitidos nas publicações falsas. No primeiro, dona Buruca diz “o companheiro está de volta e Serra Talhada, o Nordeste e o Brasil estavam precisando dele” e, ao final do vídeo, ela ainda reforça “volta rápido que nós estamos a sua espera. E esse povo está todo te esperando, Lula”, como é possível ver no vídeo completo abaixo:

As reclamações da senhora, portanto, se dirigiam ao então governo de Jair Bolsonaro (PL), e não ao atual cenário com Lula.

Leia mais
Explicamos O que é o Fundo de Participação dos Municípios e por que ele está menor este ano

Greve dos municípios. Uma série de publicações começaram a circular com alegações distorcidas ou falsas envolvendo a paralisação de atividades administrativas em diversos municípios brasileiros.

Prefeituras de ao menos 16 estados anunciaram um movimento de greve, que aconteceu no último dia 30 de agosto, por causa da queda do valor dos repasses feitos pelo Governo Federal ao FPM, recurso composto por arrecadações do IR (Imposto de Renda) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que são transferidos aos municípios, e ao suposto atraso nesses repasses. Aos Fatos explicou o que é o recurso e por que ele está menor em 2023.

O movimento é liderado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e reivindica, entre outras coisas, a recomposição das perdas e redução da alíquota patronal do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) nos municípios com até 156 mil habitantes. Na última quarta-feira (30), a Confederação publicou um manifesto em defesa das pautas dos municípios.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo de Kamala Harris dizendo que ‘hoje é hoje’ foi alterado por IA

Vídeo de Kamala Harris dizendo que ‘hoje é hoje’ foi alterado por IA

falsoJanja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Janja não tem relação com escolha do uniforme do Brasil para a Olimpíada

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas

Maduro mente ao alegar que votação brasileira não é auditada e ignora denúncias sobre eleições venezuelanas