Vídeo que mostra transporte do corpo de Gal Costa é usado para dizer que Lula está morto

Compartilhe

Não tem nenhuma relação com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vídeo que mostra um carro do serviço funerário da Prefeitura de São Paulo, com uma lona preta cobrindo a entrada da garagem de uma casa, como afirmam postagens que descrevem as cenas como se mostrassem um caixão com o corpo de Lula. As imagens mostram a saída do corpo de Gal Costa (1945–2022) da casa onde ela morava, em São Paulo, no dia 9 de novembro, data em que a cantora morreu. Lula está vivo e se encontra em Brasília, trabalhando com a transição de governo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Instagram e circulam também no WhatsApp, em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Nesse vídeo, estão transportando o caixão do Molusco para escondê-lo em local seguro.

Vídeo de enterro de Gal Costa vem sendo falsamente atribuído à uma suposta morte de Lula

Um vídeo que mostra um carro funerário saindo da casa da cantora Gal Costa, que foi gravado em São Paulo no dia 9 de novembro, tem sido compartilhado nas redes sociais como se mostrasse o transporte de um caixão com o corpo de Lula. A mesma gravação foi publicada pelo usuário Rodrigo Aguiar, no TikTok, na data do falecimento da artista. Uma reportagem do G1, publicada no mesmo dia, mostra de outro ângulo a fachada que foi filmada no vídeo: é possível identificar o portão, o muro de pedras e o jardim ao lado da saída da garagem.

Fachada da residência de Gal Costa que aparece em foto é idêntica à da casa mostrada no vídeo
São Paulo. Foto veiculada no portal G1 mostra o mesmo local onde foi gravado o vídeo que viraliza nas redes sociais (Reprodução/G1)

Gal Costa morreu no dia 9 de novembro deste ano, aos 77 anos. O corpo da artista foi velado na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) no dia 11 de novembro, em uma cerimônia pública. O enterro aconteceu no mesmo dia e contou apenas com a presença de familiares e amigos.

Lula, por sua vez, está em Brasília, trabalhando na transição de governo. Na manhã desta quinta (1º), ele se encontrou com representantes de centrais sindicais. Na quarta (30), o petista se encontrou com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a aprovação da PEC da Transição, e recebeu Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal.

Desde a vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais, circula uma teoria conspiratória de que o presidente eleito teria morrido e que esse fato teria sido escondido da imprensa e do público, o que é falso. A Agência Lupa e a Reuters também publicaram checagens sobre o assunto.

Referências

  1. TikTok
  2. G1 (1, 2 e 3)
  3. Exame

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

Post engana ao comparar preços de combustíveis, taxas e cotação do dólar nos governos Bolsonaro e Lula

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade