Vídeo não mostra encenação com vítimas da Mpox, mas mortos em conflito no Congo

Compartilhe

É falso que um vídeo simula um funeral de vítimas da Mpox com o intuito de criar pânico sobre a doença, como alegam legendas conspiratórias em posts enganosos nas redes. O vídeo, na verdade, mostra um funeral coletivo de vítimas da guerra civil na República Democrática do Congo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (13) e circulam também no TikTok.

Já estão se preparando para levar o terror através da mídia. Este vídeo tem viralizado como supostamente sendo vítimas de Mpox na África. Propaganda do medo ao estilo China

Post mente ao associar funeral de vítimas de conflito armado na República Democrática do Congo com encenação de mortes pela Mpox

Circulam nas redes publicações enganosas sobre um vídeo que mostra pessoas vestidas em trajes de isolamento sanitário carregando caixões. Os posts afirmam que o vídeo encena mortes causadas pela Mpox na África, e que o objetivo seria espalhar “propaganda do medo estilo China”.

Mas os posts conspiratórios são falsos. Omitem que o vídeo original mostra o velório de mortos de uma guerra civil na República Democrática do Congo. A China tampouco é mencionada na gravação.

Em uma busca reversa de imagens, o Aos Fatos identificou que as imagens foram gravadas no Estádio de l’Únité, na República Democrática do Congo, no dia 2 de setembro deste ano. O registro mostra um funeral coletivo de vítimas de um conflito entre as Forças Armadas do país e grupos rebeldes. Ao menos 200 pessoas foram veladas na cidade de Goma, ao leste do país.

A reportagem encontrou o vídeo original no perfil de um ativista congolês no TikTok, publicado no dia 2 de setembro (veja abaixo). Na postagem, o ativista lamenta a morte das vítimas e pede por liberdade. A República Democrática do Congo vive em conflito civil há mais de 30 anos.

@pappyorion Enough is enough!! We deserve better, we deserve freedom, we deserve dignity!! 🇨🇩🇨🇩🇨🇩🇨🇩🇨🇩🇨🇩 . . . . . . . #freecongo #freecongo🇨🇩 #congokinshasa243🇨🇩 #genocost #people #lives #congo #congolivesmatter #freedom #life #peace #rdcongo #drc #rdc ♬ original sound - Pappy Orion

Portanto, não há qualquer relação entre as imagens, a Mpox e o governo chinês, como alegam os posts falsos.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Reuters.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagens e encontrou informações sobre um funeral coletivo que aconteceu no início de setembro na República Democrática do Congo. Foram veladas ao menos 200 pessoas vítimas do conflito entre as Forças Armadas do país e grupos rebeldes.

As mortes não têm relação com a Mpox nem são uma encenação de mortes causadas pela doença.

Aos Fatos ainda encontrou no TikTok o vídeo original publicado por um ativista congolês, que pedia o fim do conflito e liberdade para seu povo.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton