Não é verdade que um vídeo viral nas redes, mostrando o interior de uma avião cheio de fumaça, retrata os últimos momentos antes da queda do avião da VoePass em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9). A gravação original foi feita em julho deste ano e registra um voo da empresa mexicana Volaris.
O conteúdo enganoso acumulava centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta terça-feira (13).
Minutos antes de cair o avião no Brasil do voo da Voepass que deixou 62 mortos
Um vídeo que mostra o interior de uma aeronave repleto de fumaça tem sido compartilhado nas redes como se exibisse os momentos antes da queda do avião da companhia VoePass na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente, ocorrido na última sexta (9), resultou na morte de 62 pessoas.
Na verdade, a gravação foi feita em julho deste ano por uma passageira durante um voo da Volaris, empresa aérea de baixo custo sediada no México. O registro original foi publicado no TikTok no dia 21 de julho e utiliza a hashtag #volaris para identificar a companhia.
Além disso, ao final do vídeo é possível ver uma comissária de bordo com um uniforme na cor vinho, mesmo tom das vestimentas da Volaris. Os profissionais da VoePass utilizam uniformes que misturam cinza e amarelo.
A publicação original ultrapassa 5,9 milhões de visualizações e, apesar dos indícios contrários, acumula diversos comentários em português lamentando a situação e relacionando o vídeo com o acidente ocorrido recentemente no Brasil.
Desinformação em sequência. Essa não é a primeira peça de desinformação envolvendo a queda do voo 2.283 da empresa VoePass. Nesta semana, Aos Fatos desmentiu publicações que alegavam que Lula teria comemorado a tragédia e peças que tiram de contexto a fala de uma ex-namorada do piloto do avião, dando a entender que ele teria causado o acidente propositalmente.
O caminho da checagem
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o vídeo original publicado no TikTok. A partir da data de publicação e de outros detalhes do vídeo, constatou que ele retrata uma cena um acidente da Volares, observando ainda que não há relação entre as imagens virais e o acidente com avião da VoePass.