Vídeo de população gritando ‘fora Globo’ não foi gravado no Rio Grande do Sul

Compartilhe

Não é recente nem foi gravado no Rio Grande do Sul o vídeo que mostra a população aos gritos de “fora, Globo”, hostilizando jornalistas da emissora. Diferentemente do que afirmam postagens enganosas nas redes, a gravação foi feita em 2018 na cidade de Montes Claros (MG), durante uma manifestação de apoio à greve dos caminhoneiros que ocorria na época.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 460 mil visualizações no TikTok e 35 mil visualizações no Kwai até a tarde de segunda-feira (13). A peça circula também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens


Selo falso

A globo sendo recebida com imenso “carinho” no Rio Grande do Sul! 11/05/24

Publicações utilizam vídeo de população gritando ‘Fora Globo’ gravado em 2018 como se tivesse sido filmado recentemente no RS

Não é verdade que um vídeo mostra a população do Rio Grande do Sul hostilizando jornalistas da Globo em meio à tragédia climática no estado. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação foi realizada em 27 de maio de 2018 na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, durante uma manifestação de apoio à greve de caminhoneiros que ocorria na época.

Apesar do ocorrido, os jornalistas que cobriam o ato finalizaram a reportagem, que foi exibida no dia seguinte no programa Inter TV Notícia, veiculado pela filial da Globo na região de Montes Claros.

Comparação entre a reportagem gravada pela equipe da Inter TV Grande Minas e o vídeo enganoso compartilhado nas redes sociais.
Comparação. Na reportagem é possível ver que a repórter utiliza a mesma blusa que aparece no vídeo enganoso, bem como a presença de um caminhão com a frase ‘Intervenção Militar Já’ escrita no para-brisa.

É fato, porém, que há diversos registros de jornalistas sendo hostilizados em meio à cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul. No noite de terça-feira (7), o apresentador William Bonner foi atacado verbalmente enquanto gravava a edição do Jornal Nacional diretamente de Porto Alegre. Dois dias depois (9), durante entrevista para a CNN, um voluntário com colete de socorrista gritou “Globo Lixo” e “Fora Lula”. No sábado (11), o repórter Eduardo Paganella também foi hostilizado por populares aos gritos de “Globo Lixo” e gestos obscenos enquanto gravava uma reportagem em um abrigo na cidade de Canoas.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos