🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Felipe Neto chama Lula de ladrão é de 2016, não atual

Por Priscila Pacheco

8 de julho de 2022, 16h07

Não é atual um vídeo em que o youtuber Felipe Neto chama o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ladrão, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo está disponível na internet desde março de 2016 e mostra Neto convidando jovens para protestarem contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), além de xingar Lula. Essa não é a opinião atual de Felipe Neto, segundo informou a sua assessoria de imprensa, e em entrevistas recentes ele afirmou que se arrepende de ter dado tais declarações.

O vídeo descontextualizado conta com ao menos 15 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (8).


Selo não é bem assim

Resultado dos DESLIKE que ganhou. Cadeia nesse corrupto chamado Lula. Nesse safado. Nesse ladrão. Nesse delinquente que afundou nosso país.

Vídeo de Felipe Neto ofendendo Lula em 2016 é compartilhado como atual

O vídeo que mostra Felipe Neto dizendo que o ex-presidente Lula precisa ser preso por ser “corrupto, safado, ladrão e delinquente” foi gravado em março de 2016, e não recentemente. A assessoria de imprensa de Neto disse ao Aos Fatos que o vídeo original foi retirado dos canais oficiais e que o empresário se arrepende do que disse na época.

A fala de Felipe Neto, de 11 de março de 2016 está disponível na íntegra em um canal do YouTube. Em três minutos, o comunicador xinga a então presidente Dilma Rousseff e Lula, convida jovens para participarem de uma manifestação — em 13 de março daquele ano — e critica a decisão da então presidente de oferecer a chefia da Casa Civil a Lula, divulgada um dia antes, quando o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente.

A partir de 1 minuto e 43 segundos, Felipe Neto diz: “Então, não me interessa se do outro lado tem [Jair] Bolsonaro, se do outro lado tem Aécio Neves. Foda-se! Um chimpanzé na presidência, hoje, seria melhor. E é isso. Cadeia nesse corrupto chamado Lula, nesse safado, nesse ladrão, nesse delinquente desgraçado que afundou o nosso país.”

Confira o vídeo completo:

Felipe Neto já declarou publicamente que errou ao fazer declarações ofensivas contra Lula e ao defender o impeachment de Dilma Rousseff. Atualmente, o comunicador é crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e declarou que votará em qualquer candidato que puder impedir a reeleição do presidente.

Referências:

1. YouTube Diário dos Famosos
2. UOL (Fontes 1 e 2)
3. G1 (Fontes 1 e 2)
4. YouTube TV Cultura
5. Estadão


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.