Vídeo em que Felipe Neto chama Lula de ladrão é de 2016, não atual

Compartilhe

Não é atual um vídeo em que o youtuber Felipe Neto chama o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ladrão, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo está disponível na internet desde março de 2016 e mostra Neto convidando jovens para protestarem contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), além de xingar Lula. Essa não é a opinião atual de Felipe Neto, segundo informou a sua assessoria de imprensa, e em entrevistas recentes ele afirmou que se arrepende de ter dado tais declarações.

O vídeo descontextualizado conta com ao menos 15 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (8).


Selo não é bem assim

Resultado dos DESLIKE que ganhou. Cadeia nesse corrupto chamado Lula. Nesse safado. Nesse ladrão. Nesse delinquente que afundou nosso país.

Vídeo de Felipe Neto ofendendo Lula em 2016 é compartilhado como atual

O vídeo que mostra Felipe Neto dizendo que o ex-presidente Lula precisa ser preso por ser “corrupto, safado, ladrão e delinquente” foi gravado em março de 2016, e não recentemente. A assessoria de imprensa de Neto disse ao Aos Fatos que o vídeo original foi retirado dos canais oficiais e que o empresário se arrepende do que disse na época.

A fala de Felipe Neto, de 11 de março de 2016 está disponível na íntegra em um canal do YouTube. Em três minutos, o comunicador xinga a então presidente Dilma Rousseff e Lula, convida jovens para participarem de uma manifestação — em 13 de março daquele ano — e critica a decisão da então presidente de oferecer a chefia da Casa Civil a Lula, divulgada um dia antes, quando o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente.

A partir de 1 minuto e 43 segundos, Felipe Neto diz: “Então, não me interessa se do outro lado tem [Jair] Bolsonaro, se do outro lado tem Aécio Neves. Foda-se! Um chimpanzé na presidência, hoje, seria melhor. E é isso. Cadeia nesse corrupto chamado Lula, nesse safado, nesse ladrão, nesse delinquente desgraçado que afundou o nosso país.”

Confira o vídeo completo:

Felipe Neto já declarou publicamente que errou ao fazer declarações ofensivas contra Lula e ao defender o impeachment de Dilma Rousseff. Atualmente, o comunicador é crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e declarou que votará em qualquer candidato que puder impedir a reeleição do presidente.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas