Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais seja uma propaganda chinesa que exalta a dominação do país asiático sobre o Brasil, como alegam postagens (veja aqui). A gravação é uma produção institucional da fazenda de alimentos orgânicos Doalnara Oásis, administrada por sul-coreanos e com unidades em São Paulo e na Bahia.
Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (31).
Propaganda chinesa que está sendo veiculada na Alemanha
Não se trata de uma propaganda chinesa o vídeo que tem circulado nas redes sociais com o argumento de que o país asiático está “dominando o Brasil”. As cenas são de um vídeo institucional em alemão que mostra um empreendimento agrícola de sul-coreanos em São Paulo e na Bahia, a Fazenda Doalnara Oásis.
Aos Fatos verificou a origem do vídeo ao pesquisar em mecanismos de busca pela frase em alemão “Dies ist Doalnara Oasis-Farm” (“Isso é a Fazenda Doalnara Oásis”), que aparece no canto superior da filmagem. O vídeo institucional está disponível no YouTube (veja abaixo), com o título e a descrição também em alemão, e é possível ver as cenas usadas na peça desinformativa a partir do minuto 5”27.
O empreendimento agrícola sul-coreano se estabeleceu no Brasil entre 2009 e 2010 com a aquisição de quatro fazendas em São Paulo e na Bahia. A empresa informa que tem 14 mil hectares destinados ao cultivo de alimentos orgânicos.
Em 2018, mais de 600 pessoas viviam nas fazendas pertencentes à Doalnara no Brasil, segundo a Deutsche Welle. A empresa Doalnara está presente desde 1994 em Coreia do Sul, EUA, Reino Unido, Japão, Rússia, Quênia, Filipinas, e também na China.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.