Não foi gravado recentemente um vídeo que mostra tropas do Exército nas ruas de Niterói (RJ), como sugerem postagens. Na verdade, o registro é de outubro de 2018, quando veículos militares passaram por pessoas que comemoravam o resultado da eleição daquele ano, na qual Jair Bolsonaro (então PSL) foi eleito presidente da República.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 15 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (1°) e circulam também no Instagram, no Twitter e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
O Exército está nas ruas (2/11). Compartilhem!
Um vídeo gravado em outubro de 2018 vem circulando nas redes sociais como se mostrasse veículos militares que estariam nas ruas brasileiras em adesão aos movimentos golpistas contra o resultado da eleição de 2022. A gravação original foi publicada pelo G1 em outubro daquele ano e mostra tropas do Exército na avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Niterói (RJ).
Na ocasião, manifestantes que comemoravam a vitória de Jair Bolsonaro (então PSL) nas eleições ovacionaram tropas do Comando Militar do Leste que passaram pelo local após o fim de operações para garantir a segurança do pleito.
Desde a noite da última segunda-feira (31), quando apoiadores do presidente passaram a bloquear e paralisar estradas em vários pontos do Brasil, usuários nas redes sociais têm publicado vídeos de manifestações antigas para inflar o movimento ou sugerir que as Forças Armadas e policiais também não teriam aceitado a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aos Fatos desmentiu, por exemplo, que um vídeo mostraria tanques do Exército a caminho de Brasília e que outra gravação teria registrado policiais se unindo a um dos bloqueios.