Vídeo gravado no Espírito Santo em 2018 é usado para inflar atos golpistas no Rio de Janeiro

Compartilhe

Um vídeo registrado em 30 de setembro de 2018, que mostra manifestantes de verde e amarelo na Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha (ES), circula nas redes como se tivesse sido gravado na última terça-feira (1º), em Niterói (RJ). Os registros são de um ato de apoio ao então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (à época, PSL) ocorrido dias antes do primeiro turno da eleição de 2018.

Publicações com o contexto enganoso acumulavam 35 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (2).


Selo falso

NITERÓI AGORA 13:00 - 01/11/2022

Vídeo gravado em 2018 no Espírito Santo é compartilhado como se fosse protesto contra derrota de Bolsonaro em Niterói (RJ) 

Um vídeo gravado em setembro de 2018 na Terceira Ponte, que separa as cidades de Vitória e Vila Velha (ES), tem sido compartilhado nas redes como se registrasse uma das atuais manifestações golpistas contra a derrota do presidente Jair Bolsonaro em Niterói (RJ). As imagens foram registradas em ato pró-Bolsonaro no dia 30 de setembro daquele ano, pouco antes do primeiro turno das eleições, que aconteceu em 7 de outubro.

Em busca nas redes, Aos Fatos não identificou a autoria do vídeo. Registros semelhantes dos atos, no entanto, circulam desde 30 de setembro de 2018 e apontam que a gravação foi feita nesta data.

Em foto das manifestações de 2018 compartilhada no site Notícias Agrícolas, por exemplo, é possível perceber que a população ocupa apenas a metade esquerda da ponte e que a posição dos carros de som distribuídos pela pista é idêntica.


Comparação. Posição idêntica de carros de som no frame do vídeo (esquerda) e na imagem (direita) apontam que gravação foi feita em 2018

Ainda que manifestantes tenham bloqueado pistas em rodovias no Espírito Santo, não há até o momento notícias de ocupação da Terceira Ponte, como é possível verificar em busca por notícias na imprensa e no Twitter oficial da RodoSol, que administra a ponte.

Esta não é a primeira vez que registros dessa manifestação circularam fora de contexto para sugerir uma maior adesão a atos bolsonaristas. Em maio de 2019, Aos Fatos checou publicações que usavam um registro do mesmo protesto para inflar a participação do público em atos pró-Bolsonaro ocorridos no dia 26 daquele mês.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo em que Lula fala de dor é antigo e não trata de cirurgia na cabeça

Vídeo em que Lula fala de dor é antigo e não trata de cirurgia na cabeça

falsoSuspeito de assassinar CEO, Luigi Mangione não postou vídeo no YouTube após ser preso

Suspeito de assassinar CEO, Luigi Mangione não postou vídeo no YouTube após ser preso

falsoNem Brasil vendeu urânio  à China, nem Trump ameaçou impedir operação

Nem Brasil vendeu urânio à China, nem Trump ameaçou impedir operação