🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo engana ao dizer que boletim de urna jogado na rua em Curitiba indica votos descartados

Por Luiz Fernando Menezes

4 de outubro de 2022, 17h01

Os papéis encontrados no chão de uma rua em Curitiba não são votos que foram descartados, como afirma uma mulher não identificada em um vídeo que viralizou nas redes sociais (veja aqui). Ela mostra boletins de urna que são impressos ao fim da votação: cada equipamento disponibiliza ao menos cinco vias físicas que servem para fiscais conferirem a totalização dos votos, feita por meio do sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao menos duas dessas vias foram entregues ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná.

O vídeo enganoso somava ao menos 16 mil compartilhamentos em posts no Facebook nesta terça-feira (4) e milhares de visualizações no Kwai e também circula no WhatsApp, no qual não é possível estimar seu alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Quando passamos na frente de um terminal de ônibus aqui em Curitiba, o que encontramos? Jogado no meio da rua. Jogado no meio da rua. Aí eu pergunto: esses votos aqui foram computados?

Frame de vídeo em que mulher engana ao dizer que boletim de urna jogado fora não foi contabilizado

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher não identificada engana ao dizer que encontrou boletins de urna jogados na rua em Curitiba e sugerir que os votos registrados nesse documento não foram computados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os boletins não são utilizados na totalização dos votos. Conforme explicado por Aos Fatos anteriormente, o descarte de boletins não configura fraude porque a totalização é feita de maneira digital por meio do sistema do TSE, com os votos gravados nas memórias de resultado.

Os papéis, portanto, servem apenas para conferência caso alguém venha a questionar o resultado ou deseje obter parciais da votação antes da conclusão da apuração oficial. Ao final da votação, cada equipamento imprime no mínimo cinco vias do boletim:

  • uma é afixada na zona eleitoral correspondente;
  • uma fica com o presidente da mesa;
  • uma com o fiscal presente no local;
  • e duas vão para o TRE responsável.

Uma dessas cópias enviadas à Justiça Eleitoral deve ser arquivada para eventuais conferências.

Leia mais
HQ Como é feita a totalização dos votos? Fátima explica

Vale ressaltar que é possível verificar na internet os boletins de urna de todas as seções eleitorais, que, neste ano, pela primeira vez foram disponibilizados em tempo real à medida que a totalização de votos do primeiro turno ocorria.

Referências:

1. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.