🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo gravado em 2021 na Turquia circula como se mostrasse enchente na Líbia

Por Bianca Bortolon

18 de setembro de 2023, 18h11

Não é verdade que um vídeo que mostra destroços sendo carregados em alta velocidade por um rio foi gravado durante as enchentes recentes na Líbia, como alegam peças de desinformação nas redes. As imagens foram registradas em agosto de 2021 na região norte da Turquia, quando fortes chuvas causaram inundações que deixaram ao menos 70 mortos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 49 mil curtidas e 14 mil compartilhamentos no Instagram até a tarde desta segunda-feira (18). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Essa são as imagens da enchente em um rio na Líbia. Já se contabiliza infelizmente milhares de pessoas Mort@s e milhares de desaparecidas!😭

Post compartilha vídeo de enchente ocorrida em 2021 na Turquia como se tivesse sido registrado recentemente na Líbia

Publicações nas redes compartilham como se fosse recente e houvesse sido gravado na Líbia um vídeo que mostra destroços sendo arrastados durante uma inundação. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que a filmagem foi registrada em 13 de agosto de 2021, dois dias após fortes chuvas atingirem a região norte da Turquia, e mostra o transbordamento do rio Ezine, localizado na província de Kastamonu.

Na época, as chuvas provocaram inundações e deslizamentos que destruíram edifícios, fecharam estradas e interromperam o fornecimento de energia elétrica de diversas regiões. Segundo autoridades locais, ao menos 70 pessoas morreram.

É fato, porém, que a Líbia tem sofrido atualmente com inundações sem precedentes, causadas pelo rompimento de duas barragens acima da cidade costeira de Derna, no leste do país. Segundo relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), foram registradas 3.958 mortes e ao menos 9.000 desaparecimentos.

Leia mais
Nas Redes Posts virais usam vídeos de outros desastres climáticos para mentir sobre ciclone no RS
Nas Redes Vídeos antigos e de outros países circulam como se fossem registros de terremoto na Turquia

Fora de contexto. Esta não é a primeira vez que peças desinformativas tiram de contexto vídeos de desastres climáticos. Recentemente, o Aos Fatos identificou um compilado com ao menos quatro gravações de enchentes registradas em outros países que circulava como se mostrasse cidades gaúchas atingidas recentemente pela passagem de um ciclone extratropical.

Uma gravação que mostra um resgate ocorrido durante inundação na China também foi compartilhada como se tivesse sido registrada no Rio Grande do Sul.

Referências:
1. G1
2. NTV
3. YouTube (T24)
4. CNN Brasil
5. CNN Portugal
6. Aos Fatos (1, 2)
7. O Estado de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.