Vídeo que mostra enchente em Petrópolis é de fevereiro, não atual

Por Luiz Fernando Menezes

21 de março de 2022, 15h19

Um vídeo que mostra veículos levados pela água durante uma enchente em Petrópolis (RJ) (veja aqui) tem sido difundido nas redes sociais como se tivesse sido gravado no último domingo (20). As imagens, no entanto, foram publicadas originalmente no YouTube em 16 de fevereiro, dia seguinte a uma tempestade que causou mais de 200 mortes na cidade fluminense.

Voltou a chover forte na cidade no último fim de semana e, desde domingo, o vídeo fora de contexto tem sido compartilhado no Instagram, no Twitter e no Facebook. Nessa última rede social, as publicações acumulavam centenas de compartilhamentos.


Selo distorcido

Enchente mostrada no vídeo foi registrada em fevereiro

Publicações nas redes sociais compartilham como se fosse do temporal do último domingo (20) um vídeo gravado em fevereiro que mostra carros levados por uma enxurrada durante uma forte chuva em Petrópolis (RJ). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o mesmo vídeo foi publicado no canal CaptureWeb, no YouTube, em 16 de fevereiro, um dia depois da maior tempestade da história da cidade serrana, que deixou 233 mortos.

Petrópolis de fato foi atingida por mais uma tempestade no último domingo. Cinco pessoas morreram e outras quatro estão desaparecidas. Choveu 365 mm em seis horas, o equivalente a 60 mm/hora — em 15 de fevereiro, foram 260 mm em quatro horas, ou 65 mm/hora, segundo o G1.

Aos Fatos entrou em contato com o canal que veiculou o vídeo original para saber a autoria da gravação, mas não obteve retorno até a publicação da checagem.

Referências:

1. Youtube (CaptureWeb)
2. CNN Brasil
3. G1


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.