Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Compartilhe

É falso o vídeo que mostra uma suposta juíza dos EUA tecendo críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A gravação apresenta falhas que indicam manipulação por IA (inteligência artificial), como a repetição de expressões faciais e de movimentos em intervalos regulares.

As peças enganosas acumulavam 9.600 curtidas no Instagram, 60 mil visualizações no TikTok, milhares de visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (27).

Juíza dos EUA manda recado para Moraes!

Na parte superior da imagem aparece o ministro do STF Alexandre de Moraes — homem calvo usando uma camisa branca e toga preta. Na parte inferior aparece uma mulher branca, com olhos claros e cabelos cacheados de tom castanho. Legenda enganosa sobre a imagem diz: ‘Juíza dos EUA manda recado a Moraes!’

Foi gerado por IA o vídeo em que uma suposta juíza americana, que não se identifica, faz uma série de críticas à conduta do ministro Alexandre de Moraes. Há diversos indícios que apontam que a gravação foi criada artificialmente:

  • É possível notar uma sequência de quatro piscadas idênticas, que se repetem em intervalos de tempo bem definidos;
  • As microexpressões faciais da pessoa são limitadas e repetitivas;
  • Também falta congruência entre o tom emocional das palavras faladas e as reações exibidas no vídeo;
  • A gravação é composta de um mesmo trecho de imagens que se repetem. A falha visual se apresenta como um movimento de “vai e vem” para a direita e para a esquerda (confira abaixo).
Imagem em movimento dividida ao meio. Na parte superior, aparece o ministro do STF Alexandre de Moraes — homem calvo usando uma camisa branca e toga preta. Na parte inferior, há uma mulher com cabelos cacheados de tom castanho que usa uma blusa bege. Legenda enganosa sobre a imagem diz: ‘Juíza dos EUA manda recado a Moraes!’
Trecho do vídeo permite notar uma falha visual que se apresenta como movimento de “vai e vem” para a direita e para a esquerda (Reprodução)

Também é possível perceber acima que as portas do armário marrom que aparece ao fundo se distorcem no momento em que a cabeça da mulher se move para a direita. Falhas desse tipo são comuns em gravações geradas por inteligência artificial.

Aos Fatos fez uma busca reversa por imagem e por trechos do áudio, mas não localizou qualquer outro registro da mulher que aparece no vídeo.

O caminho da apuração

Aos Fatos analisou a gravação e identificou elementos visuais que indicam que o vídeo foi editado ou gerado por IA. Também foi feita uma busca reversa por imagem e por trechos do áudio que circula nas redes, que não retornou nenhum resultado.

Referências

  1. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

Vídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

falsoLula não pediu retratação ao Vaticano por críticas feitas pelo papa Leão 14

Lula não pediu retratação ao Vaticano por críticas feitas pelo papa Leão 14

Bolsonaro contradiz o filho ao negar atuação de Eduardo em tarifaço de Trump

Bolsonaro contradiz o filho ao negar atuação de Eduardo em tarifaço de Trump

fátima
Fátima