🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Putin compra sorvete em banca é de julho de 2017, não atual

Por Marco Faustino

28 de setembro de 2021, 16h46

É antigo o vídeo em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aparece comprando um sorvete numa banca, diferentemente do que alegam posts nas redes sociais (veja aqui). A filmagem foi feita em julho de 2017 em uma exposição e o mandatário repete a cena da compra da sobremesa em suas visitas ao evento desde 2005. A peça de desinformação omite o contexto real para sustentar que o líder russo imitou o presidente Jair Bolsonaro, fotografado comendo pizza na rua em Nova York (EUA) no último dia 19.

O conteúdo enganoso acumula ao menos 4.600 compartilhamentos em publicações no Facebook nesta terça-feira (28).


O nosso presidente lançou moda entre os presidentes na ONU. O Putin já é o terceiro presidente que imitou o Bolsonaro, será que a Globo vai reclamar...

Após o presidente Jair Bolsonaro comer pizza na rua em Nova York no dia 19, postagens nas redes passaram a difundir fora de contexto um vídeo antigo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para afirmar que ele teria imitado a atitude do brasileiro. Nas imagens, gravadas em julho de 2017, o mandatário russo compra um sorvete em uma banca durante visita ao MAKS, um evento de demonstração de fabricantes de aeronaves.

Putin repete a compra do sorvete nesta feira ao menos desde 2005, de acordo com o site Russia Beyond. No vídeo de 2017, ele está acompanhado de Sergey Chemezov, presidente executivo da Rostec, conglomerado estatal russo. Em 2019, o mandatário cumpriu o ritusl na presença do presidente turco, Tayyip Erdogan. Em julho deste ano, o russo voltou a ser fotografado enquanto tomava sorvete comprado durante o show aéreo.


Sempre igual. Putin compra sorvetes e presenteia convidados nas edições da MAKS em 2017, 2019 e 2021.

Já Bolsonaro comeu na rua durante sua passagem pelos EUA para abrir a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) porque foi impedido de ingressar nos restaurantes nova-iorquinos por não ter comprovante da vacinação de Covid-19.

A alegação enganosa com base no vídeo de Putin foi veiculada no Twitter pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), atual presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, e citada pelo jornalista Alexandre Garcia em artigo na Gazeta do Povo. Procurados por Aos Fatos, os dois não retornaram o contato.

Referências:

1. Correio Braziliense
2. YouTube (Fontes 1 e 2)
3. Russia Beyond
4. Facebook
5. O Globo


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.