Vídeo em que policiais agridem manifestantes pró-Palestina foi gravado durante governo Biden, não Trump

Compartilhe

Não foi gravado durante o governo de Donald Trump o vídeo que mostra policiais reprimindo uma manifestação pró-Palestina nos Estados Unidos. As imagens foram registradas em julho de 2024, quando o democrata Joe Biden ainda era presidente.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook até a tarde desta terça-feira (18).

ATENÇÃO!! Ditadura Trump reprime violentamente manifestantes pacíficos que pediam PAZ na Palestina! Pedir PAZ em meio à ditadura resulta em PRISÃO!!! TRUMP É UM DITADOR NAZISTA!!

A imagem é um frame de um vídeo que mostra uma cena de confronto entre policiais e manifestantes. No primeiro plano, um policial com capacete e viseira está segurando um cassetete em uma posição de ação. Ao fundo, há um grupo de manifestantes segurando bandeiras da Palestina, em tons de verde, vermelho, preto e branco, e cartazes. Alguns estão levantando os braços, outros seguram câmeras. O ambiente está ao ar livre, com céu claro.

Posts nas redes têm atribuído ao governo de Donald Trump um vídeo gravado nos Estados Unidos em que manifestantes pró-Palestina são agredidos por forças policiais. O protesto, no entanto, ocorreu em 24 de julho de 2024, quando o democrata Joe Biden ainda era presidente.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original e constatou que as imagens não têm relação com o atual governo republicano.

Ocorrida durante a visita do primeiro-ministro isralense, Benjamin Netanyahu, aos Estados Unidos, a manifestação reuniu cerca de 5.000 pessoas diante do Capitólio. De acordo com informações oficiais, sete pessoas foram presas.

Protestos sob Trump. Ao menos 98 ativistas pró-Palestina foram presos na última quinta-feira (13) após um ato realizado em frente à Trump Tower, um dos edifícios da família do atual presidente americano.

Os manifestantes protestavam contra a prisão de Mahmoud Khalil, um ativista a favor da causa palestina que foi detido por agentes da ICE (Serviço de Imigração e Alfândega, em português) mesmo tendo autorização para viver no país.

Khalil está preso no estado de Louisiana, apesar de não ter sido acusado formalmente de nenhum crime. O governo Trump alega que ele, que foi um dos líderes de protestos ocorridos na universidade de Columbia, em Nova York, é apoiador do grupo extremista palestino Hamas.

No dia 10 de março, Trump afirmou que a prisão de Khalil é “a primeira de muitas que virão”.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original e constatou que ela ocorreu em julho de 2024, quando Joe Biden ainda era presidente. Também consultamos notícias da imprensa americana para contextualizar a checagem.

Compartilhe

Leia também

Por que Trump quer taxar produtos brasileiros e quais as consequências

Por que Trump quer taxar produtos brasileiros e quais as consequências

falsoCenas de catástrofes antigas circulam como se mostrassem enchentes no Texas

Cenas de catástrofes antigas circulam como se mostrassem enchentes no Texas

falsoVídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

Vídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

fátima
Fátima