🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que pessoas cantam hino em Lisboa é de 7 de Setembro, não da véspera do 1º turno

Por Luiz Fernando Menezes

2 de outubro de 2022, 15h21

Não foi registrado durante um ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições gerais, o vídeo que mostra centenas de pessoas cantando o Hino Nacional na praça do Mercado, em Lisboa, como afirmam postagens (veja aqui). As peças de desinformação usam uma gravação realizada no 7 de Setembro deste ano, durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

O vídeo com o falso contexto acumulava mais de 9.000 compartilhamentos no Twitter e 23 mil visualizações no Telegram até a tarde deste domingo (2).


Selo falso

Meu amigo acabou de me mandar. Isso é Portugal agora a noite [1/10]. Lindo!

Vídeo do Sete de Setembro circula como se tivesse sido registrado no último sábado (1º)

Um vídeo que mostra centenas de pessoas cantando o Hino Nacional na praça do Mercado, em Lisboa, não foi gravado na noite de 1º de outubro, véspera das eleições brasileiras, como afirmam postagens.. Embora o Aos Fatos não tenha identificado a publicação original, outros vídeos divulgados nas redes permitem afirmar que a gravação foi feita no dia 7 de Setembro deste ano.

Um registro publicado por uma usuária do Twitter naquela noite, por exemplo, mostra as mesmas pessoas, com as mesmas roupas e a mesma disposição na aglomeração (veja comparação abaixo). Imagens semelhantes também aparecem em uma transmissão do mesmo evento que está disponível no YouTube.

Três homens de óculos aparecem nos vídeos mostrados na peça de desinformação, à esquerda, e também em vídeo compartilhado no YouTube no dia 7 de setembro, à direita
Lisboa. Gravações da peça de desinformação (à esq.) e de vídeo no YouTube (à dir.) mostram as mesmas pessoas

Outro indício de que o registro foi feito durante as comemorações do 7 de Setembro está na imagem em que um homem levanta um cartaz com os dizeres “Bolsonaro 22!!! 7 setembro 22 - 200 anos”. Uma cena idêntica foi publicada pelo UOL em uma reportagem sobre a manifestação em Lisboa ocorrida no dia em que se comemora a independência do Brasil (veja abaixo).

Frame do vídeo mostra cartaz com dizeres “Bolsonaro 22!!! 7 Setembro 22 - 200 anos”.
Cartaz. Texto presente em cartaz data a manifestação do vídeo (Reprodução/Twitter)

Naquela data, a comemoração do bicentenário da independência do Brasil teve atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em vários locais do Brasil e do mundo.

Referências:

1. Youtube (De Casa News)
2. UOL


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.