Vídeo em que Lula considera não se candidatar ao Planalto é de 2020, não atual

Compartilhe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não admitiu desistir da candidatura à Presidência em 2022 durante entrevista recente, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). A gravação foi feita em abril de 2020 e, embora a pré-candidatura oficial de Lula ao Planalto ainda não tenha sido oficializada pelo PT, o ex-presidente tem manifestado a sua intenção de concorrer novamente ao cargo.

Posts que trazem o vídeo com o falso contexto acumulavam mais de 1.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (4).


Selo falso

Certamente com medo da derrota, Lula já admite desistir da candidatura à presidência.

São enganosas as publicações que afirmam que o ex-presidente Lula “já” admite desistir da candidatura à Presidência da República. A peça de desinformação tira de contexto uma entrevista dada por Lula a Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, em abril de 2020.

O ex-presidente diz, em um trecho: “Eu, sinceramente, Sakamoto, eu vou estar com 77 anos quando chegar outubro de 2022, sabe? E eu acho que se eu tiver juízo, sabe, eu tenho que ajudar para que o PT tenha outro candidato e que eu seja cabo eleitoral” (minuto 22 do vídeo).

Em diversos momentos posteriores a essa entrevista, contudo, Lula se colocou como o pré-candidato à Presidência pelo PT. Em maio de 2021, por exemplo, o petista afirmou à revista Paris Match que seria o “candidato contra Bolsonaro”. Em julho, disse que está “totalmente à disposição para ser candidato a presidente do Brasil” ao site Euronews.

No mês passado, durante entrevista coletiva em Brasília, Lula disse que sua candidatura só será confirmada no início de 2022. Contatada por Aos Fatos, a assessoria de imprensa do petista disse que o partido ainda não confirmou a sua pré-candidatura, mas afirmou que, pelo fato de a entrevista ter sido dada em abril de 2020, o texto era uma desinformação.

A gravação descontextualizada foi publicada originalmente pelo Jornal da Cidade Online na tarde da última quarta-feira (3). No mesmo dia, no entanto, o site corrigiu a informação dizendo que “foram induzidos ao erro”. Ainda assim, reproduções do texto original continuavam a circular nas redes sociais com a alegação enganosa.

Pesquisas. Lula lidera as pesquisas sobre a corrida presidencial de 2022. De acordo com o último levantamento do Datafolha, de setembro, Lula alcança 44% das intenções de voto em uma das simulações de disputa do primeiro turno. No mesmo cenário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 26%.

Agência Lupa e UOL Verifica também checaram essas alegações.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores