🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Doria e Claudia Leitte convocam público para show é de 2018, não atual

Por Marco Faustino

2 de dezembro de 2021, 18h45

Não é recente, mas de fevereiro de 2018, um vídeo em que o então prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e a cantora Claudia Leitte convocam o público para um show na capital paulista, diferentemente do que sugerem postagens nas redes sociais (veja aqui). A gravação consta até hoje nos perfis do tucano nas redes sociais.

O vídeo antigo passou a circular como atual após críticas sobre as imagens de aglomeração durante um show da cantora no fim de semana em São Paulo. Até esta quinta-feira (2), a gravação sem contexto reunia ao menos 20.000 compartilhamentos em publicações no Facebook. A peça desinformativa também aparece no TikTok.


Selo distorcido

Postagens nas redes sociais enganam ao sugerir que seria recente um vídeo gravado em 17 de fevereiro de 2018 onde o então prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e a cantora Claudia Leitte convocam o público para um show dela na capital paulista.

Na gravação, Leitte informa o dia e o mês da apresentação e cita que seria uma celebração de seus dez anos de carreira solo (confira aqui e aqui). O vídeo foi publicado na época nos perfis de Doria nas redes sociais.

A gravação passou a circular fora de contexto após a cantora se tornar alvo de críticas nas redes sociais em razão de cenas de aglomeração com pessoas sem máscara registradas durante um show que ela fez em São Paulo no sábado (27).

Em nota, a assessoria de Claudia Leitte disse que só era possível entrar no evento com o comprovante de vacinação completa da Covid-19 e que todas as normas de saúde impostas pelo governo de São Paulo teriam sido cumpridas.

Referências:

1. Facebook
2. Twitter
3. Portal Popline
4. Poder 360
5. Spinoff


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.