Não foi gravado recentemente um vídeo em que Jair Bolsonaro (PL) convoca apoiadores para manifestações na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo 7 de Setembro. O registro, na realidade, é de 2024. Atualmente, o ex-presidente está proibido de usar redes sociais, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (25).
CONVOCAÇÃO. REAJA BRASIL. O tempo do MEDO acabou. 7 DE SETEMBRO será GIGANTE

Foi registrado em 28 de agosto de 2024, e não recentemente, um vídeo em que Jair Bolsonaro convoca apoiadores para os atos do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo.
Na gravação, o ex-presidente diz que as manifestações ocorreriam em um sábado, mas a data neste ano cai em um domingo. Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou o registro original, publicado no ano passado por Bolsonaro em seu perfil no X.
- 07/setembro: "de nada vale um país independente com povo sem liberdade."
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 28, 2024
- Sua presença, nosso futuro.
- Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/XHErcHFAQm
O ex-presidente está proibido de utilizar celulares e redes sociais próprias ou de terceiros durante o período de prisão domiciliar.
A medida foi decretada após ele descumprir esta restrição ao aparecer em posts, vídeos e transmissões veiculadas nas redes de aliados durante as manifestações do dia 3 de agosto.
Segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que decretou a punição, ainda que o ex-presidente não tenha usado diretamente os próprios perfis, ficou configurada atuação para burlar as restrições, o que caracteriza violação das medidas cautelares previamente impostas a ele.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a gravação original e constatou que ela foi realizada em agosto de 2024. Também usamos matérias sobre a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro para contextualizar a checagem.




