Vídeo em que Bolsonaro convoca apoiadores para o 7 de Setembro é de 2024, não recente

Compartilhe

Não foi gravado recentemente um vídeo em que Jair Bolsonaro (PL) convoca apoiadores para manifestações na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo 7 de Setembro. O registro, na realidade, é de 2024. Atualmente, o ex-presidente está proibido de usar redes sociais, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.000 compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (25).

CONVOCAÇÃO. REAJA BRASIL. O tempo do MEDO acabou. 7 DE SETEMBRO será GIGANTE

A imagem mostra uma captura de tela de uma postagem em rede social. Na parte superior, em letras brancas sobre fundo preto, está escrito: 'CONVOCAÇÃO. REAJA BRASIL. O tempo do MEDO acabou. 7 DE SETEMBRO será GIGANTE'. Abaixo, aparece a imagem de Jair Bolsonaro, um homem branco de cabelos grisalhos, de camiseta amarela, em primeiro plano, com árvores e uma construção ao fundo. Ele está olhando diretamente para a câmera.

Foi registrado em 28 de agosto de 2024, e não recentemente, um vídeo em que Jair Bolsonaro convoca apoiadores para os atos do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo.

Na gravação, o ex-presidente diz que as manifestações ocorreriam em um sábado, mas a data neste ano cai em um domingo. Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou o registro original, publicado no ano passado por Bolsonaro em seu perfil no X.

O ex-presidente está proibido de utilizar celulares e redes sociais próprias ou de terceiros durante o período de prisão domiciliar.

A medida foi decretada após ele descumprir esta restrição ao aparecer em posts, vídeos e transmissões veiculadas nas redes de aliados durante as manifestações do dia 3 de agosto.

Segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que decretou a punição, ainda que o ex-presidente não tenha usado diretamente os próprios perfis, ficou configurada atuação para burlar as restrições, o que caracteriza violação das medidas cautelares previamente impostas a ele.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a gravação original e constatou que ela foi realizada em agosto de 2024. Também usamos matérias sobre a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro para contextualizar a checagem.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima