🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que bolsonaristas aparecem ajoelhados em gramado no DF foi gravado em 2020

Por Luiz Fernando Menezes

6 de setembro de 2021, 18h31


Não é verdade que tenha sido gravado no sábado (4) um vídeo em que manifestantes bolsonaristas aparecem ajoelhados no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram registradas em maio do ano passado em um outro ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na capital federal.


Emocionante hoje [4/9/2021] em Brasília os primeiros a chegar para o dia 7 de setembro

Um vídeo que mostra pessoas ajoelhadas no canteiro central da Esplanada dos Ministérios ao som de uma música gospel circula nas redes como se registrasse a chegada dos primeiros manifestantes para os atos de 7 de setembro em Brasília, o que é falso. As imagens foram gravadas em maio do ano passado, quando a capital federal também sediou uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A gravação pode ser encontrada nos perfis oficiais do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ) no dia 19 daquele mês (Facebook e Twitter) e em outras páginas no Facebook.


Difusão. A gravação foi publicada em outras páginas no Facebook em maio de 2020

Desde a semana passada, vídeos e fotos antigas passaram a circular nas redes sociais de forma descontextualizada para inflar os atos programados para a próxima terça (7). Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que vídeos de caminhões e ônibus sejam relacionadas ao ato (aqui, aqui e aqui), além de gravações de falsas convocações por parte de famosos e militares.

Referências:

1. G1
2. Facebook
3. Twitter
4. Aos Fatos (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.